Tamanho da letra: A+  |  A-
 
  MEMÓRIA -

Estação Ferroviária de Botucatu

A Estrada de Ferro Sorocabana foi fundada em 1872, sendo seu primeiro trecho de linha aberto em 1875 até Sorocaba. A linha se expandiu até Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná e, no decorrer desta expansão, a EFS construiu diversos ramais e passou por fusões como a Ytuana.
 
Em 1889 a Estação Sorocabana era inaugurada na cidade de Botucatu, fato que conduziu o avanço no desenvolvimento comercial da região impulsionando principalmente o comércio cafeeiro.
A expansão da linha ferroviária rumo ao interior se caracterizou como um fato relevante na expansão e crescimento de Botucatu e de outras cidades do Oeste Paulista. A linha primeiramente pertenceu à Estrada de Ferro Sorocabana e, mais tarde, passou trocas de proprietários e fusões até se incorporar à Fepasa.
 
Em 2016, a Estação Ferroviária de Botucatu foi oficialmente reaberta ao público após passar por um processo de restauro iniciado em 2012. O local agora se trata de um lugar de memória, o qual é destinado a preservação da história ferroviária e à apropriação como cultura da população.
 
  Nenhum comentário | deixar comentário  
Voltar ›
     
 
 
  Clique aqui para mandar um e-mail!
  A EDUCAÇÃO VEM DOS AVÓS
 
  A SATISFAÇÃO PLENA É ASSUSTADORA
 
  Dor do desejo
 
  FAMÍLIA É PRATO DIFÍCIL DE PREPARAR
 
  A NOBREZA DO SERVIR
 
  Mais Artigos ›  
  CEREJAS DA VIDA
 
  O SENTIMENTO DE SAUDADE
 
  PODER E STATUS
 
  APROVEITA ENQUANTO DURA
 
  Eu não quero ter razão, eu quero é ser feliz!
 
  Mais Crônicas ›  
Sintonia Comunicações Ltda
CNPJ: 005.967.432/0001-90