Campo Grande, 21 de fevereiro de 2020

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 22 jan, 2020

Aprender com a história ( Delfim Neto)


Brasil precisa criar condições para aumentar a produtividade média

Temos, hoje, uma sociedade profundamente dividida por preferências religiosas e preconceitos ideológicos que se recusa a reconhecer um fato físico desagradável. Para aumentar o seu consumo, só há uma via: aumentar a produção. E, para aumentá-la, também só há um caminho: o aumento da produtividade geral do trabalho.

Toda sociedade tem que resolver o primeiro problema: atender às necessidades de sua sobrevivência material. Há pelo menos dez mil anos, quando os homens controlaram a produção de cereais e domesticaram alguns animais, eles vêm testando —como numa seleção natural— formas alternativas de organização que combinem três objetivos não inteiramente compatíveis entre si: 1. a liberdade individual, 2. a relativa igualdade e 3. a eficiência produtiva que lhes dará o máximo de tempo livre para realizarem plenamente a sua “humanidade”. Transcenderão, afinal, a “animalidade” que se esconde na sua natureza.

Estarão, todos, na Utopia, um lugar no Céu onde, canonizados, já não terão necessidades materiais…
Tudo bem. Não há nenhum mal em perseguir tal objetivo. O ruim é ignorar as restrições físicas que são os obstáculos no caminho para a Utopia. É aqui que o conhecimento acumulado há séculos na disciplina chamada de economia política pode nos ajudar.

Continue lendo 




Deixe seu comentário