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Artigos • 25 nov, 2019

Black friday? Cuidado! ( artigo)


Claudio Henrique de Castro)

Desconto fajuto: houve um aumento maquiado no valor da mercadoria, com um desconto que na verdade não alterou em nada o preço do produto. Neste caso o que há é a má-fé e a propaganda enganosa; o negócio pode ser desfeito.

Frete mais alto que o normal: o produto está barato mas o frete muito acima do normal. Resultado: o aumento está embutido no total da venda. Portanto, há propaganda enganosa e excessiva vantagem para o vendedor do produto, com lucro alto no frete.

Site com oferta que, no final, o produto não é entregue. Este é o golpe mais comum. O consumidor compra o produto, mas fica chupando o dedo. O ideal é que o a compra seja feito com cartão de crédito, daí faz um boletim de ocorrência eletrônico e uma oposição de lançamento na operadora por fraude na compra.

Produtos na iminência do vencimento do prazo de validade. Este expediente é muito utilizado e as letras que constam a validade são sempre diminutas. Esta promoção é conjugada com a oferta de pague dois e leve três, mas o consumidor não conseguirá ter o produto dentro daquele prazo. O prejuízo, portanto, é certo.  Guarde a nota fiscal e demonstre o expediente malicioso.

Direito de arrependimento na compra de produto pela internet. São 7(sete) dias para o consumidor se arrepender, a contar do recebimento do produto, comprado pela internet. por telefone ou na venda porta a porta. O arrependimento não precisa ser motivado – e nenhuma taxa pode ser cobrada.

Muito sites sequer têm endereço físico para remessa dos produtos, não possuem contato telefônico, ou o endereço é uma caixa postal. Neste caso a fraude é quase certa.

A garantia do produto ou serviço é de 90 (noventa) dias, mas pode ocorrer um vício oculto, isto é, aquele que não foi identificável no decorrer da garantia. Neste caso é obrigação do fornecedor resolver o problema. Produto em promoção não perde a garantia.

Desconfie: preços muito abaixo do mercado em lojas desconhecidas, surgidas na semana dos descontos.

Cuide com as promoções de produtos que estão na iminência de saírem de linha.

Evite o endividamento e a compra por impulso. Pondere seu orçamento doméstico e sobre a necessidade de adquirir aqueles produtos somente porque estão em promoção.

Digite o nome da empresa no site “reclameaqui.com.br” ou nos rankings dos procons para saber se o fornecedor é confiável.

Também peça desconto nas promoções, principalmente se pagar à vista e em dinheiro, pois o valor pode ser diferenciado se pago em dinheiro em vez de cartão de débito ou crédito.

Cuide com sua segurança. No período de final de ano amentam os furtos, os roubos e as fraudes com clonagens de cartões.

Acione o serviço de aviso dos lançamentos por SMS no seu aparelho celular para se acautelar de fraudes em cartões de débito ou crédito.




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