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Artigos • 22 set, 2020

Comprou, mas não chegou, e agora?


(Cláudio Henrique de Castro ) –

As compras pela internet aumentaram sensivelmente durante a pandemia. A empresa
argentina Mercado Livre é a maior da América Latina e vale cerca de 59,35 bilhões, na frente
de bancos e mineradora.
Nesta expansão do mercado eletrônico, caso o consumidor faça uma compra pela
internet e não receba o produto, como deve proceder?
Se você não recebeu o produto, pode cancelar a compra por correio eletrônico junto
ao site que lhe vendeu. Temos que considerar se há greve dos correios, por isto é importante o
código de rastreamento do envio.
Primeiro, aconselhamos que as compras sejam feitas por meio de cartão de crédito
para que o consumidor possa fazer a oposição do lançamento da compra, caso haja algum
problema.
Desconfie se houver desconto à vista por meio de boleto ou depósito em conta
corrente.
Para a oposição, o consumidor deve seguir as regras da operadora do cartão de crédito
que, normalmente, pedem que se faça um pedido para a empresa vendedora e receba uma
resposta sobre o atraso ou problema que ocorreu, se isto não acontecer o consumidor pode
exercer seu direito de desistência da compra, pelo não recebimento.
A oposição faz com que o lançamento no cartão de crédito seja estornado, em favor
do consumidor.
O consumidor deverá fazer um boletim de ocorrência eletrônico e uma reclamação,
também eletrônica, em Procon para acompanhar o pedido de oposição do lançamento do
cartão de crédito.
É importante que o consumidor anote os protocolos de atendimento e use programas
no seu aparelho celular que gravem as conversas do atendimento, avisando este fato para o
interlocutor, e guarde todas as trocas de mensagens eletrônicas.
Por cautela, o consumidor deve verificar os sites consumidor.gov.br e
reclameaqui.com.br para saber a reputação da empresa se possui histórico consolidado de
vendas eletrônicas. Desconfie de sites novos, sem histórico de vendas e com preços abaixo da
concorrência.
O site de compras pode desaparecer e neste caso a oposição da compra junto a
operadora do cartão de crédito é mais fácil ainda, pois estará caracterizado o golpe.
Pense dez vezes antes de adquirir um produto, pois o impulso para as compras
também pode se tornar um vício e uma compulsão, que necessitem tratamento psicológico
especializado.
O ato de comprar é gratificante, o problema é que pode se tornar impagável e
aniquilar com o orçamento doméstico do consumidor.




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