Campo Grande, 20/04/2024 01:47

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 14 out, 2018

Frei Venildo Trevizan: “Razão e sabedoria”


Andando pelos caminhos da vida, deparei-me com pessoas valorizando ao máximo o raciocínio e formulando conteúdos de conhecimentos tão profundos que consideram suficientes para uma vida estável e segura. Consideram a razão a força máxima da inteligência e a garantia na solução de algum impasse ou dificuldade.

Deparei-me também com outras tantas pessoas buscando algo diferente. Consideram importante a razão, mas preferem trabalhar atitudes e conhecimentos que contribuam para uma convivência harmoniosa entre os seres humanos e com a própria natureza. São pessoas marcadas pela simplicidade e alimentadas pela esperança.

Não são pessoas presunçosas. São pessoas corajosas, querendo alcançar o universo da sabedoria. Sabem que será necessário fechar as portas do comodismo e abrir as portas da criatividade. Terão de fechar o caminho do medo e abrir o caminho da generosidade. Terão de calar a voz da tentação e assumir a tarefa da transformação.

O livro sagrado da sabedoria traz um rico ensinamento a esse respeito. O escritor sagrado diz: “Desejei e foi-me dado  o bom senso; supliquei e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi-a aos reinos e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor as riquezas. A ela, não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro é um punhado de areia.

Diante da sabedoria, a prata não passa de um punhado de lodo. Amei a sabedoria mais que a saúde e a beleza. E quis possuí-la mais do que a luz, pois seu esplendor é inextinguível. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos” (Sab.7,7-11).

A conquista da sabedoria é privilégio de pessoas humildes. Essas são pessoas que, mesmo tendo diplomas, mesmo ocupando altos cargos ou possuindo grandes posses, continuam vivendo na simplicidade e semeando amor. Não se prevalecem. Não desprezam ninguém. Ocupam seu lugar com humildade e alegria. Tudo fazem para promover os mais fragilizados.

Pessoa sábia é pessoa desprendida. É pessoa que ama a simplicidade. É pessoa criativa e generosa. Seu coração é sereno e acolhedor. Suas palavras são espírito e vida. Sua presença irradia segurança, paz e alegria. Seu olhar transmite esperança e coragem.

A razão deverá andar junto à sabedoria, pois uma completa a outra. Não podemos simplesmente viver às custas do raciocínio. Ele é frio e calculista. Será preciso haver dosagem com a simplicidade e com a sabedoria. Assim todo o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, será no mundo o responsável pela administração da criação confiada pelo Criador.

Essa responsabilidade será fruto da comunhão entre razão e fé, entre conhecimento e sabedoria. Essa comunhão se concretizará na medida em que o ser humano souber respeitar o lugar de Deus em sua vida e seu lugar no coração de Deus.

Esse respeito é fruto permanente de um coração que vive de esperança. Semeia sem preocupar em colher. Alguém colherá. Abre caminhos para alguém percorrer em busca de paz. Escreve sem preocupar. Alguém aproveitará e encontrará lições de sabedoria e de vida.

Correio do Estado




Deixe seu comentário