Campo Grande, 18/04/2024 13:48

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 24 ago, 2018

O poder do abraço (Claudia Malfatti)


No entrelaçar dos braços junto a outro corpo se tem uma sensação única. É aconchegante, restaurador, tem poder terapêutico. Quantas e quantas mensagens cabem dentro de um abraço? São infinitas e as mais belas e sinceras. Pode expressar saudade, carinho, respeito e amor. Esse gesto de afeto tão genuíno deveria estar mais presente no nosso dia a dia.

As crianças se acalmam, vem a sensação de segurança e proteção. Nos adultos, há aqueles que abraçam distante, o contato com o corpo é limitado. Nesses casos, normalmente, existe o medo da entrega, do afeto. Outros não economizam na intensidade. Apertam mesmo, com vontade. É interessante essa linguagem não verbal, expressa mais do que mil palavras.

Quanto significado existe dentro do silêncio de um abraço…. os enamorados sentem arrepio, acompanhado do cheiro, do calor do corpo. Faz o coração ficar pleno, aumenta a confiança. Serve também para espantar os males. Para aqueles com depressão, ansiedade é uma forma de mostrar que você está ali, junto para a caminhada. Melhora o humor, reduz o nervosismo, aumenta a motivação. Não faltam benefícios, né!

Escrevendo esse texto me vem à mente a música da banda Jota Quest. “Dentro de um abraço é sempre quente…. tudo o que a gente sofre num abraço se dissolve…. tudo o que se espera ou sonha num abraço a gente encontra”. Se entregue a um verdadeiro e delicioso abraço. Faz bem para a alma!!! Aliás, deveria ser o nosso único aperto na vida.

Contato com a colunista: claumalfatti@hotmail.com




Deixe seu comentário