Campo Grande, 24/04/2024 00:33

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 29 set, 2019

Os gênios treinam muito ( Tostão)


 

O futebol brasileiro continua repleto de jogadores sem técnica aprimorada

Em agosto de 2012, escrevi uma coluna com o título “O país dos Neguebas”. Na época, o jogador do Flamengo era tratado como um futuro craque e se destacava pela habilidade e velocidade.

Negueba não evoluiu. Faltou a ele o principal, a técnica de um grande meia-atacante. O Brasil estava e continua repleto de jogadores com essas características.

A criatividade é a capacidade de antever e de surpreender.

A técnica é a execução dos fundamentos da posição (passe, finalização, desarme, movimentação, visão coletiva e também o drible), além de ter a lucidez de fazer as escolhas certas.

Não existe craque sem excepcional técnica. O talento é a síntese da habilidade, da criatividade, da técnica e das virtudes físicas e emocionais.

A habilidade, a criatividade e a técnica começam a ser formadas na infância e são aprimoradas durante a adolescência e as categorias de base. Porém, a técnica, para se desenvolver, depende muito mais de orientação e de treinamentos. Os gênios também treinam muito.

Jogadores extremamente hábeis e criativos, como Ronaldinho Gaúcho Maradona, se tornaram grandes craques porque tinham também grande técnica.

Cristiano Ronaldo é muito mais técnico que habilidoso. É o maior finalizador do mundo. Messi é mais completo, pois une habilidade, criatividade e técnica. É magistral na armação e na conclusão das jogadas. Os dois treinam muito.

Gabigol é o jogador que atua no futebol brasileiro que finaliza melhor. Porém, para brilhar na seleção brasileira, terá de mostrar outras qualidades. Vinícius Júnior só se tornará um craque se evoluir a parte técnica, pois erra muito nas decisões.

A lista atual de jogadores que atuam no Brasil, hábeis e rápidos, porém, com pouca técnica, é enorme. Quase todos os clubes, mesmo os grandes, possuem pelo menos um.  Continue lendo 




Deixe seu comentário