Campo Grande, 19/04/2024 23:49

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 29 dez, 2020

Os brasileiros impediram o pior ( Mary Zaidan)


 

Um ano tão grave e amargo como o de 2020 faz acelerar a contagem regressiva, aumentar a ansiedade e alimentar expectativas para o tempo vindouro. Mas a virada, mesmo com reza, fé e todas as mandingas, não é capaz de fazer milagres: 2021 começará com o mesmo presidente Jair Bolsonaro – bronco, negacionista, irresponsável -, com crises econômica e social ainda mais agudas, e sem vacina para fazer o país se reerguer.

Resta aos brasileiros a retrospectiva do avesso, capaz de nos alegrar por aquilo que, pela força coletiva, evitamos que acontecesse em 2020. E a torcida para que essa resistência continue vitoriosa, impedindo que a retrógrada agenda do governo se realize no ano que vem.

Os não acontecimentos de 2020 foram motivos de orgulho. Sem poder ir às ruas, a ação dos brasileiros, seja nas redes sociais, por meio da imprensa ou das instituições de Estado – as duas últimas igualmente odiadas por Bolsonaro -, derrotou os arroubos autoritários do presidente. Desmascarou, ainda que parcialmente, a indústria de fake news que dá suporte ao governo, e fez a direita xiita recuar nas intenções de implantar um governo militar sob a liderança de Bolsonaro, a partir do fechamento do Congresso e do STF.

Leia Mais »




Deixe seu comentário