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Artigos • 12 jan, 2021

Os consumidores e a Ford


(Claudio Henrique de Castro) –

A Ford anunciou sua saída do Brasil, como tantas outras empresas, a classe média alta
ou quem pode sair. Estão fugindo do caos que se instalou no Brasil graças ao desgoverno na
economia, no combate à pandemia, na educação, nas relações internacionais e no
negacionismo da ciência.
Como ficam os consumidores que possuem veículos da Ford?
A primeira questão são as rechamadas (recalls) para reparos nos veículos: Mustang,
New Fiesta Hatch, Ka, EcoSport, Ranger, Fusion, Cargo 816, F-350, F-400 e alguns modelos de
caminhões.
Neste sentido, os consumidores devem ser informados como ficarão as
concessionárias que atendem os serviços de reposições de peças e manutenções.
A segunda questão é a desvalorização da marca e o prejuízo aos consumidores em
razão desta mudança da empresa americana para a Argentina (que já está vacinando).
Certamente, os proprietários dos veículos enfrentarão a drástica redução no valor de
revenda.
A melhor saída para os consumidores são: ações judiciais coletivas com a análise das
perdas patrimoniais ou um acordo com os Procons estaduais, pois não possuímos uma agência
nacional em favor dos consumidores.
A ida para a Argentina não afetará os preços nos veículos?
É improvável pois há câmbio, custos com o transporte e toda logística que encarecem
a manutenção dos veículos que eram produzidos no Brasil.
A empresa lucrou por anos e agora deve honrar seus compromissos com os
consumidores.
Fontes:
https://www.procon.sp.gov.br/ford-comunica-recall-de-mustang-modelo-2020/




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