Campo Grande, 19 de novembro de 2019

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 20 out, 2019

Os Desafios ao Envelhecer no Brasil (artigo)



 

A população vem envelhecendo em escala global, principalmente em países desenvolvidos, devido ao aumento da expectativa de vida e as baixas taxas de natalidade. O Brasil também vem se transformando em um país de idosos e conforme dados do (IBGE), a população idosa irá superar a quantidade de jovens no ano de 2030. Contudo, o problema está relacionado à falta de preparo do Poder Público para melhor acolher essas pessoas.

O envelhecimento populacional ocasiona uma demanda muito maior de serviços de saúde e de necessidades econômicas, como por exemplo a Previdência Social. Porém, quem chega à terceira idade sabe que não é fácil conseguir os benefícios da Previdência, como uma fonte de renda digna e um eficaz auxílio-doença. Dessa forma, muitos se veem obrigados a enfrentar todos os problemas que surgem com a idade, como a saúde instável e a fragilidade, em um país onde a situação da rede publica de saúde é precária e um único atendimento pode demorar meses pra acontecer.

Ademais, muitos idosos são abandonados pelos familiares em asilos e casas de repouso sem saber sua procedência e raramente fazem alguma visita ou procuram saber se o idoso está recebendo os devidos cuidados. Além disso, a população idosa que procura uma melhor qualidade de vida sofre com a maneira pela qual as grandes cidades se organizam, como a ausência de áreas verdes, o trânsito, a poluição e a falta de atividades sociais, fundamentais para quem busca viver mais.

Portanto, tendo em vista que Aristóteles considerava como base da sociedade a justiça, é fundamental que haja medidas para resolver o impasse. Sendo assim, o Ministério da Saúde em parceria com o Poder Público deve criar áreas de lazer e de atividades culturais para o idoso e o Ministério da Previdência Social deve garantir uma vida justa e digna, através dos auxílios necessários e da aposentadoria. Além disso, o Estatuto do Idoso deve assegurar que todas as suas normas sejam cumpridas para que a terceira idade desfrute de todos os seus direitos.

Por Milena Castro – Fonte Projetos de Redação – internet




Deixe seu comentário