Campo Grande, 25/04/2024 10:27

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 25 jun, 2020

Querer é poder (Rodolpho B. Pereira)


Não. Querer não é poder. Querer pode ser, no máximo, um bom começo. Quantas pessoas ficam só no querer? Todo mundo quer isso ou aquilo. Alguém aí não quer ser feliz? Todos querem. Mas só querer não é poder. Fazer é o verdadeiro poder! Não é o que você quer, mas o que você faz que realmente define a sua vida, o seu caráter e o seu destino. Não basta desejar, é preciso conquistar, lutar e realizar!

E, para qualquer realização, duas coisas são fundamentais. Só duas? Sim. A primeira é: começar. E a segunda é: continuar. Persistir. Insistir. Repetir, até conseguir. Aristóteles, muito sabiamente, disse que nos tornamos o que fazemos, repetidamente. Continuadamente. Sem parar, sem desistir. A habilidade, o hábito, a virtude – são frutos de repetição. Isso serve para o bom e o mau hábito. Muitas vezes estamos no piloto automático, repetindo comportamentos que nos prejudicam. É o vício, o oposto da virtude.

Como mudar? Disciplina é a palavra. Não tem fórmula mágica. O “segredo” é arregaçar as mangas e começar a agir (e repetir) o que se quer alcançar. Motivação ajuda no começo. Mas só a disciplina faz continuar. Primeiro vem o querer. Não basta. Se bastasse, seria fácil. Se fosse fácil, todo mundo faria. “Tudo que é fácil, vai fácil”, já diz a sabedoria popular. As grandes conquista que perduram são o resultado de muito esforço e merecimento. É preciso buscar. Só colhe quem semeia. Na bíblia também encontramos o poder do fazer. “Buscai e achareis”… “Ajuda-te que o Céu te ajudará”… “A cada um segundo as suas obras”…

Conhecimento é poder? Sim, mas só se for aplicado. Do contrário, vira “letra morta”. Mais um ensinamento bíblico para a vida: “A fé sem obras é fé morta”. De que vale crer  e não fazer? De que vale a teoria sem a prática? E a prática deverá ser repetida muitas vezes. Esperança só faz sentido se houver perseverança. As palavras até rimam. Tudo na vida é como uma ginástica. A saúde vem da repetição, da rotina, do exercício frequente e constante.

Talvez você pense que não é tão simples assim. Tem lógica, mas é muito difícil! Depende do ponto de vista. Como falado acima, tudo é uma questão de treino. O que achamos difícil é justamente o que não foi repetido o suficiente para ficar fácil. Isso vale para tudo na vida. Dirigir um carro, por exemplo, é fácil? Quando tive a primeira aula eu achei difícil. Hoje é algo que faço todo dia. Ficou fácil,. ficou automático. Vejamos outro exemplo prático. Se eu for correr cinco quilômetros, hoje, pelo meu “nível” de corrida, acharei bem difícil. Mas para o maratonista, acostumado a correr mais de 40km, será muito fácil. Esse é o ponto. Podemos aprender e fazer quase qualquer coisa que quisermos. Mas só querer não é poder.

Quantos dizem: – Eu quero, mas… Esse “mas” é perigoso. Alguns querem e arrumam um jeito de contornar o “mas”. Muitos outros também querem, “maaaas”… arrumam uma desculpa. Des-culpa é deslocar a culpa para não agir, não se responsabilizar. Você culpa um alguém ou a situação externa para não fazer o que sabe que tem que fazer. Para muitos, é o escudo da covardia. Porque agir é correr riscos. Melhor permanecer reclamando, na zona de conforto. “Eu queria, mas tal coisa está me impedindo”. No fundo, a gente sabe que a responsabilidade maior é sempre nossa, mas não quer admitir. Pense que, mesmo se fracassar, será um aprendizado, para em seguida fazer melhor. Perde-se algo por tomar a iniciativa? Perdemos muito mais em nada fazer.

De que adianta ficar parado e não agir? O “nada” você já tem, então é preciso fazer algo! A pandemia te prejudicou? Prejudicou a maioria das pessoas do mundo inteiro, então você não está sozinho. Mais foco na solução e menos foco no problema. Busque alternativas. Só pode haver soluções diferentes, se pensarmos diferente. Pense (e aja) “fora da caixa”. Você não sabe o tamanho do resultado que pode vir das suas ações, mas se não houver ações, é certo que não haverá resultado algum. A pandemia vai passar e como vamos estar? Já passamos da metade do ano! Está sendo como você queria? Querer é poder? Fica a reflexão. Ainda dá tempo de fazer alguma coisa. Então faça! Esse o verdadeiro poder – o de fazer acontecer!

*O autor do artigo é palestrante, articulista e colunista nas áreas de desenvolvimento pessoal, espiritualidade e atualidades. É sul-mato-grossense, morando atualmente no Rio Grande do Sul

Instagram: @rodolpho




Deixe seu comentário