O Brasil passa por crise ética e moral inaguentável. Quais seriam as causas dessas agruras? Como sair da crise? A moral está referenciada ao foro íntimo das pessoas. O proceder individual apascenta o que sucede à sociedade, ao Estado e à nação.

O psicólogo norte-americano, Lawrence Kohlberg, propôs três níveis, progressivos e consecutivos, para o desenvolvimento do juízo moral. O nível “pré-convencional” com a orientação individual e a obediência, e o instrumental relativista. O cidadão responderá às normas culturais do bem e do mal, do justo e do injusto, externas ao “eu”, mas as interpreta segundo as consequências físicas ou hedonistas de sua ação ou em função do poder de quem as formula.

O nível “convencional” é baseado nas convenções interpessoais, bem como pelo regramento da “lei” e da “ordem”. Aqui o “eu” se identifica com a sociedade e assume o seu ponto de vista.

O nível “pós-convencional”, autônomo, desenhado pelo Contrato Social e pelos princípios éticos universais. Nesse estágio definem-se os valores e princípios morais válidos e aplicáveis independentemente da autoridade do grupo ou pessoas que os assegurem.

A sociedade brasileira não age de acordo com a consciência desenvolvida por seus membros

A sociedade brasileira, tanto por seus membros individuais quanto como nação, não logrou ultrapassar o nível pré-convencional. Isto é, as pessoas agem segundo as consequências físicas ou hedonistas de sua ação ou em função do poder físico de quem formula as normas. Desse modo, o agir social está balizado pelo prazer ou pela dor causados pela ação.

Situada no pré-convencional, a sociedade brasileira não age de acordo com a consciência desenvolvida por seus membros, mas se guia pelos interesses dos indivíduos e pelas consequências físicas e hedonistas que lhes podem advir.

Uma sociedade justa, igualitária e respeitadora da diferença e dos direitos individuais supõe um situar-se no nível pós-convencional, estágio que os brasileiros estão longe de alcançar.

Urge, assim, um esforço de educação desde a pré-escola até o ensino superior, para que, a longo prazo, os valores da sociedade passem a estar em consonância com o ideal do nível pós-convencional.