Campo Grande, 22 de novembro de 2019

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Campo Grande • 05 set, 2018

C. Federal: resultados da pesquisa


Texto de Edson Moraes – Diário da Mídia

As intenções de voto para a Câmara dos Deputados sinalizam disputa apertad pelas oito vagas, embora ao menos quatro candidatos venham mantendo taxas que os colocam em boas condições de sucesso nas urnas. Fábio Trad (PSD) segue líder, com 3,75% de acordo com levantamento da Ranking Comunicação e Pesquisa, e seria reeleito hoje, juntamente com outros três colegas de parlamento: Terea Cristina (DEM), em terceiro lugar, com 1,08%; Geraldo Resende (PSDB), que tem 1,08% e é o quarto colocado; e Vander Loubet (PT), com 0,91%, o sexto.

Destacam-se ainda na relação dos oito mais citados a vice-líder em intenções de voto, Rose Modeso (PSDB), com 2,83%, e Odilon Júnior (PDT, com 1%. Completam a lista dos mais votados nesta rodada o ex-prefeito Alcides Bernal (PP), com 0,83%, Samuel Messias (DC), com 0,5% e Wilton Acosta do PRB com 0,66. Dos atuais deputados federais, três não estão na luta pela reeleição: Zeca do PT, que disputa o Senado; Luiz Henrique Mandetta, que decidiu não concorrer ao terceiro mandato;e Carlos Marun, que renunciou ao cargo para assumir sua atual função, a de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.

De 29 de agosto a três de setembro a Ranking ouviu 1.200 eleitores e eleitoras de 20 municípios. Com um intervalo de confiança em 95% e margem de erros de 2,83% para mais ou para menos, a consulta está registrada na Justiça Eleitoral com os números MS-320/2018 e BR 5921/2018.

NO PÁREO – Três candidaturas estão coladas nos oito mais votados: Beto Pereira (PSDB), com 0,66%; Jaime Teixeira (PT), com 0,58%; e George Takimoto (MDB),com 0,50%. Em seguida, outro grupo de concorrentes motivados com a mesma pontuação (0,33%): Carla Stephanini (MDB), Elizeu Dionísio (PSB) – candidato à reeleição -, Nenê da Fetagri , Tio Trutis (PSL) e Ubirajara Martins (PHS).

Além de Dionízio, outro parlamentar que tenta a reeleição e nesta pesquisa está fora dos oito mais votados é o pedetista Dagoberto Nogueira. Ele tem 0,25%, o mesmo patamar alcançado por outros cinco pretendentes: Bia Rosália (PSDB), Eduardo,  Ilmar Mamão (PT), Mírian Gimenez, Roberto Durães e Renê Venâncio. É de 75,32% a taxa de eleitores que se manifestam indecisos, pretendem anular o voto ou votar em branco.

A Ranking coletou os dados nos seguintes municípios; CAMPO GRANDE, SIDROLÂNDIA, MARACAJU, DOURADOS, PONTA PORÃ, AMAMBAÍ, CAARAPÓ, NAVIRAÍ, IVINHEMA, NOVA ANDRADINA, RIO BRILHANTE, CORUMBÁ, MIRANDA, AQUIDAUANA, ANASTÁCIO, SÃO GABRIEL DO OESTE, COXIM, PARANAÍBA, APARECIDA DO TABUADO e TRÊS LAGOAS.




Deixe seu comentário