Campo Grande, 09 de abril de 2020

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Campo Grande • 10 dez, 2019

CAMPO GRANDE AMPLIA EM 6 VEZES A EXTENSÃO DA SUA REDE DE FIBRA ÓTICA


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), vem investindo em tecnologias de ponta para levar o acesso à internet para mais localidades e conseguir oferecer novos pontos de acesso gratuito ao cidadão.

Em dezembro de 2016, a Prefeitura de Campo Grande distribuía acesso aos sistemas e à internet através de uma rede híbrida, mesclando conexão via rádio, para os locais de difícil acesso, e cabos de fibra ótica. Na época, a extensão da rede fibrada perfazia uma distância de aproximadamente 23.150 metros, ligando o datacenter municipal a alguns órgãos municipais. Já os pontos onde era oferecido o acesso gratuito à internet para a população estavam distribuídos em apenas três localidades.

Com os investimentos rIMG-20191210-WA0002 (1)ealizados nos últimos três anos, essa rede foi ampliada e passou a atender diversas localidades com o acesso através da fibra ótica. Os novos e mais modernos equipamentos de conectividade adquiridos ampliaram a eficiência e a estabilidade da rede via rádio. Hoje, a rede de fibra ótica teve sua malha ampliada para 156.250 metros, um incremento de mais de 500% em sua extensão.

As mudanças trazem resultados significativos na oferta de internet de alta velocidade, principalmente onde a demanda por consumo de dados é crescente: escolas, laboratórios, bibliotecas, telecentros, incubadoras e pontos de atendimento ao cidadão.

Os investimentos levaram a descentralização dos atendimentos, possibilitando que a população de todas as regiões de Campo Grande possa ser atendida nas proximidades do seu local de trabalho ou de sua residência.

A melhoria na qualidade dos serviços prestados em todos os órgãos municipais já é reflexo desses investimentos, principalmente nos locais onde a oferta do serviço de internet era precária e limitada.

“Investir em tecnologia é investir no cidadão. Estas mudanças são significativas para alguém que é atendido em um posto de saúde, uma criança em fase de aprendizagem na escola ou para um família em um momento de lazer nas praças e parques de Campo Grande. É mais um compromisso do plano de governo que estamos cumprindo na nossa gestão”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

Sem título

IMG-20191210-WA0003

Novos Pontos de Wi-Fi Gratuito para a População 

Com uma rede municipal de dados mais moderna e estável, a Prefeitura de Campo Grande ampliou os locais onde a internet é oferecida gratuitamente ao cidadão. Se em dezembro de 2016 oferecia internet livre em apenas três locais, hoje, com o programa “Conecta Campo Grande”, já existem funcionando dezenove pontos de acesso livre à internet pelo cidadão, distribuídos por todas as regiões da cidade.

Sem título                                                                             

Nas unidades de saúde com atendimento 24 horas, os pontos de acesso gratuitos à internet implantados em todas as unidades de atendimento 24 horas trouxeram benefícios não só àqueles que acessam suas mídias sociais, mas principalmente ao cidadão que muitas vezes já não tem mais como utilizar o seu plano de dados da telefonia móvel e precisa acessar a internet para entrar em contato com a sua família ou até mesmo o seu médico.

Além disso, com todos esses investimentos, o objetivo da Prefeitura de Campo Grande é proporcionar uma maior conectividade entre a população e o governo municipal, oferecendo gratuitamente acesso a ferramentas públicas de participação popular como o aplicativo “Fala Campo Grande”, a “Carta de Serviços ao Usuário”, o “Portal do Cidadão” e o aplicativo para embarque especial “Todos no Ônibus”. IMG-20191210-WA0012Campo Grande – Modelo de Cidade Inteligente

O Programa “Conecta Campo Grande” agrega um conjunto de projetos e ações em infraestrutura e tecnologia que vem transformando Campo Grande em uma cidade mais inteligente e conectada.

Um dos projetos contemplados dentro desse programa é o “Conecta Campo Grande – Qr-Code”. Uma das grandes vantagens na utilização desta tecnologia é a possibilidade de se oferecer rápido acesso às informações que são de interesse do cidadão, dando mais transparência e confiança nas ações executadas pelo Poder Público.

Com esse projeto, a Prefeitura de Campo Grande foi contemplada com o prêmio “Boas Práticas na Gestão Pública 2019”, na categoria Gestão Pública Participativa. A premiação de abrangência nacional teve mais de 1.600 projetos inscritos e Campo Grande conquistou o primeiro lugar, sendo reconhecida como uma cidade que investe na transparência e na participação social. Este resultado consolida Campo Grande como uma cidade inteligente




Deixe seu comentário