Campo Grande, 28/03/2024 09:55

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Campo Grande • 21 ago, 2018

Catadores de Recicláveis: projeto aprovado


Visando reconhecer todos os setores da sociedade, especialmente as categorias que são poucas vezes lembradas em honrarias, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, criou Projeto de Resolução 346/17, instituindo a comemoração ao Dia dos Catadores de Material Reciclável. A matéria já foi aprovada e conforme destacou Carlão poderão ser homenageados na sessão solene: catadores de material reutilizável e reciclável, cooperativas, associações de catadores, instituições que trabalham exclusivamente com material reutilizável e reciclável, que estão exercendo ou já exerceram tal função, devendo no segundo caso, comprovar período mínimo de 1 ano.
“A Câmara Municipal é a Casa do povo e nada mais justo do que trazer os catadores de materiais recicláveis para serem homenageados pelos vereadores da Capital. São pessoas que possuem uma importância social e ambiental relevante. São os Catadores de materiais recicláveis que, de sol a sol, buscam pelas ruas, latas e nos lixões, materiais que ainda podem ser aproveitados, ou reformados, ou reciclados industrialmente”, avaliou.
O Ministério do Meio Ambiente classifica os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis como cidadãos que desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pois atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem.
Costumam trabalhar em condições precárias de trabalho, e na maioria, também, se dá individualmente, de forma autônoma e dispersa nas ruas e em lixões, como também, coletivamente, por meio da organização produtiva em cooperativas e associações.
ASSECOM



Deixe seu comentário