Campo Grande, 15 de junho de 2019

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Cidades

Cidades • 09 dez, 2018

Dourados: adiada 3a. eleição da Mesa


Por força judicial, a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dourados foi cancelada pela terceira vez.

Nas outras duas, nos dias 7 e 8, o motivo seria a falta de quórum pela ausência de oito [Júnior Rodrigues (PR), Silas Zanata (PPS), Bebeto (PR), Jânio Miguel (PR), Juarez de Oliveira (MDB), Carlito do Gás (Ptriota), Cido Medeiros (DEM) e Romualdo Ramim (PDT)] dos 16 parlamentares que restaram na Casa após a prisão de Cirilo Ramão (MDB), Pedro Pepa (DEM) e Idenor Machado (PSDB) na quarta-feira (5), durante operação do Ministério Público.

Neste domingo (8) os parlamentares faltosos chegaram ao plenário mais cedo, cerca de 10 minutos antes do horário programado. Sob forte efeito de vaias, eles permaneceram irrelutantes na tentativa de substituição dos nomes de Pepa e Cirilo na chapa para posse da presidência da Casa de Leis.

Inicialmente, a assessoria jurídica da Câmara teria orientado pelo indeferimento do pedido, já que segundo o regimento interno da Casa as chapas eleitorais devem ser efetuadas até 48 horas antes da eleição.

DETERMINAÇÕES

Com faixas, cartazes, apitos e muita gritaria, a sessão foi surpreendida por duas determinações judiciais expedidas juiz Zaloar Martins de Souza.

Em uma delas foi decidido que fosse feita a nomeação imediata de Maurício Lemes (PSB). A ordem foi acatada pela presidência e sob forte tumulto, o suplente assumiu a cadeira de Idenor Machado na Casa. Ele tentava o recurso desde a quinta-feira (6) à tarde e a previsão era de que fosse efetivada na segunda-feira (10).

Posteriormente, foi lida a segunda determinação suspendendo a sessão deste domingo (8) sob o fundamento de que deve ser analisado o requerimento de substituição dos nomes na chapa ‘Legislativo Forte’, ao qual coloca o vereador Bebeto (PR) no lugar de Pepa, candidato à presidencia, e Jânio Miguel (PR) no posto de 1° secretário destinado à Cirilo Ramão.

Segundo o vice-presidente da Casa, Sérgio Nogueira, a sessão para escolha do nome deve ser realizada até amanhã a tarde. Pepa disputa a cadeira presidencial da Câmara com Alan Guedes (DEM).

 




Deixe seu comentário