Campo Grande, 29/03/2024 08:49

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 29 jan, 2019

Academias de Letras de MS e PI juntas em palestra na ASL


Henrique Medeiros – presidente de Letras de MS

A “Literatura Piauiense dos séculos XX e XXI” é o tema da palestra que a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realizará na próxima quinta-feira (31), retomando em 2019 as atividades dos tradicionais Chás Acadêmicos promovidos pela instituição. A ASL receberá a visita, para este evento, do presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa, escritor e advogado, numa integração entre duas importantes Casas de Cultura do país.

 O Acadêmico irá fazer uma explanação sobre a evolução da literatura no Piauí e sua produção contemporânea, analisando suas vertentes naquele Estado. O evento é gratuito e aberto ao público e será realizado na nova e moderna sede da ASL, a partir das 19h30min, na rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco.

 O palestrante convidado é autor de vários livros publicados. Atualmente, é Defensor Público Especial junto ao Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; membro do Conselho Universitário da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – desde 2010 – e Conselheiro do Sistema de Incentivo à Cultura (SIEC) – desde 2013 -. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Forense, publicada desde 1904, no Rio de Janeiro; e preside o Conselho Editorial das Revistas “Direito Hoje”, “Educação e Arte” e “Mundo Empresarial”, em Teresina. Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Piauí, por três mandatos: de 1995 a 2002.

Na ocasião, o Mestre Galvão (renomado músico, compositor e intérprete piauiense, radicado há muito tempo em Campo Grande) fará uma homenagem especial ao palestrante, interpretando duas composições especiais: Teresina, de autoria do Maestro Aurélio Melo e Zé Rodrigues, e a outra, Modinha pra Teresina, do saudoso Paulo Mendes. Ambas músicas, cativas dos teresinenses, abordam costumes e hábitos locais, como um de seus pontos turísticos e folclóricos, o Troca-troca, um local de compra, venda e troca de bugigangas e afins, localizada em frente ao Rio Parnaíba, rio que separa o Piauí do Maranhão e passa no centro da cidade. 

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é a mais alta entidade literária do estado e foi fundada em 30 de outubro de 1971. Com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da ABL, a instituição mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual.

 Mais informações: Rubenio Marcelo 9 9982 5269 – Henrique de Medeiros 9 8121 7777

 Assessoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras




Deixe seu comentário