Campo Grande, 18/03/2024 23:12

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 25 nov, 2020

Aprovado projeto prevendo diploma impresso em Braille


De autoria do deputado Lídio Lopes (Patriota) na sessão desta quarta feira da Assembleia Legislativa , foi aprovado  por unanimidade em segunda votação, o projeto de lei   que estabelece a obrigatoriedade de fornecimento pelas instituições de ensino público e privado de diploma impresso em Braille.

O projeto determina que as instituições de ensino público e privado de Mato Grosso do Sul também forneça o diploma impresso em sistema Braille aos alunos com deficiência visual. A emissão do documento deverá ser acompanhada da impressão tradicional. As pessoas já diplomadas poderão requerer a confecção gratuita do diploma com a devida adaptação de acessibilidade visual.  O projeto segue agora para sanção do governador do MS, Reinaldo Azambuja.

“Queremos garantir o pleno exercício da cidadania. O sistema Braille é o único método eficaz de comunicação escrita para as pessoas com deficiência visual. A Constituição Federal conferiu tratamento especial para pessoas com deficiência. Neste sentido, é preciso ampliar a acessibilidade no tocante aos serviços públicos“, justificou Lidio.

O sistema Braille é o único método eficaz de comunicação escrita para as pessoas com deficiência visual e o acesso à informação é direito de todos sendo de fundamental para o exercício da cidadania.




Deixe seu comentário