Campo Grande, 23/04/2024 08:45

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 28 jan, 2019

Barragens de minério em Corumbá serão vistoriadas pelo Imasul


O grupo de trabalho inclui Ibama, Bombeiros, ANM (Agência Nacional de Mineração), Defesa Civil, Sudeco, Polícia Militar Ambiental (PMA) e Corpo de Bombeiros. As primeiras mineradoras fiscalizadas serão Vale, MMX e Vetorial

 

 

    O foco da vistoria na Morraria do Urucum, onde situa-se a reserva de minério de ferro e manganês, que deve ocorrer nos dias 30 e 31, é a Barragem de Gregório, – Foto: Reprodução

Numa ação preventiva, o governo do Estado vai fiscalizar todas as barragens de rejeitos de minério de ferro em Corumbá, a partir desta terça-feira (29). Segundo o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, que coordenou a reunião, o objetivo é ter a garantia da segurança dessas barragens, e de que estamos preparados para evitar impactos humanos e ambientais como os causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

O grupo de trabalho inclui Ibama, Bombeiros, ANM (Agência Nacional de Mineração), Defesa Civil, Sudeco, Polícia Militar Ambiental (PMA) e Corpo de Bombeiros. As primeiras mineradoras  fiscalizadas serão Vale, MMX e Vetorial.

O foco da vistoria na Morraria do Urucum, onde situa-se a reserva de minério de ferro e manganês, que deve ocorrer nos dias 30 e 31, é a Barragem de Gregório, que tem capacidade similar à de Brumadinho e pertence à Vale – 9,3 milhões de m³, enquanto a de Minas Gerais, 12 milhões de m³.

Técnicos da ANM, presentes à reunião, informaram que o depósito de rejeitos da Barragem de Gregório, não atinge a capacidade máxima da barragem, considerada de dano potencial alto.




Deixe seu comentário