Campo Grande, 28/03/2024 17:37

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 20 dez, 2021

Bolsonaro quer autorização dos pais para vacinar crianças


O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar a aprovação da Anvisa para a vacinação infantil contra a covid durante passeio por Praia Grande, no litoral paulista, na tarde deste domingo, 19. Em conversa com apoiadores e acompanhado de Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, ele afirmou que a imunização de crianças é “coisa muita séria” e defendeu que haja autorização dos pais e receita médica para aplicar a vacina na população pediátrica.

“É o pai que decide, se depender de mim, e com receita médica também. É você quem decide, não o governador”, disse. “Criança é uma coisa muito séria. Não se sabe os possíveis efeitos adversos futuros.”

Bolsonaro disse ainda que teria conversado com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre o tema. “Liguei às 4h para o Queiroga, dei uma diretriz para ele. Obviamente ele bate o martelo porque é o médico da equipe. Vacina para criança primeiro só autorizada pelo pai. Se algum prefeito, governador, ditador quiser impor é outra história. Mas, do governo federal, tem que ter autorização dos pais, tem que ter uma receita médica”, comentou, afirmando que a pasta “vai anunciar nos próximos dias isso daí”.

Em seguida, Bolsonaro voltou a atacar a Anvisa, afirmando que é “inacreditável” o que o órgão fez. “O controle da farmacovigilância é a Saúde que vai ver isso, tem que ser exercido pela Anvisa. Tem uma nota de 4 ou 5 dias da Anvisa, onde tem 15 itens, e não estamos divulgando. Não estou fazendo juízo de valor, só falando o que a Anvisa está fazendo.”

A vacinação contra a covid em crianças e adolescentes de 5 a 11 anos foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na última quinta-feira. (Estadão)




Deixe seu comentário