Campo Grande, 28/03/2024 19:12

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 27 out, 2020

Caixa leva auxílio emergencial a 67,7 mi de brasileiros, inclusão recorde


Número corresponde a 1/3 da população – A cada 10 adultos, 8 receberam algum auxílio – Cadastrou e pagou a 38 mi de “invisíveis”

O auxílio emergencial será pago pela Caixa Econômica Federal a 5,6 milhões de beneficiáriosSérgio Lima/Poder360 – 5.mai.2020

Às vésperas de completar 160 anos, a Caixa Econômica Federal recebeu uma missão inédita, à altura do momento histórico mais grave das últimas décadas: pagar em tempo recorde o auxílio emergencial a milhões de brasileiros que tiveram sua sobrevivência ameaçada pela pandemia do novo coronavírus.

O resultado foi a maior ação de inclusão bancária e social da história do Brasil. O banco levou as parcelas do auxílio emergencial acerca de 1 terço da população. Os números foram grandiosos. Foram pagos R$ 231,2 bilhões a 67,7 milhões de beneficiários.

O processo se deu em tempo recorde. A lei 13.982/2020, que instituiu o auxílio, foi sancionada em 2 de abril. Os pagamentos começaram em 9 de abril. Em poucos dias, já havia milhões de novos cadastrados.

Muitos dos beneficiários já eram clientes, assistidos pelo programa Bolsa Família. Mas a surpresa maior estava por vir: outros 38 milhões de “invisíveis” que tinham direito ao benefício criado pelo governo federal mas não constavam de nenhum dos cadastros oficiais. Era preciso identificar, cadastrar e incluir rapidamente esses brasileiros, dar-lhes cidadania e garantir dignidade a suas famílias durante a travessia da crise sanitária e humanitária.

Na tentativa de evitar uma corrida ainda maior às agências, foi lançada a Poupança Social Digital e foram adicionados novos serviços ao aplicativo Caixa Tem, na maior ação de inclusão bancária e digital do país. Essas ações coordenadas permitiram aos beneficiários utilizar o dinheiro de forma virtual para pagamentos e compras, sem a necessidade de ir à rede bancária ou carregar cédulas e moedas.

O número de funcionários nas agências foi aumentado, os horários de funcionamento foram ampliados, abrindo também aos sábados. As agências móveis, em barcos e caminhões, também ampliaram o atendimento para chegar às populações mais remotas. Em paralelo, foi redobrado o investimento e trabalho no combate às fraudes.

Para chegar ainda mais perto das pessoas entrou nas maiores favelas do país, funcionários da Caixa percorreram mais de 2.000 municípios com carro de som, abordaram os potenciais beneficiários em ônibus e terminais de transportes, bateram de porta em porta, chegaram pelo celular dos clientes. Seis meses depois, o desafio foi cumprido. Nesse período, 8 de cada 10 brasileiros adultos receberam algum dos benefícios emergenciais pagos pela Caixa, como auxílio, crédito ou o FGTS emergencial.

O que a Caixa fez não tem paralelo no mundo. Hoje, nenhum outro país tem um sistema de pagamento tão rápido, tão eficiente e a um número tão grande de pessoas”, diz o presidente do banco, Pedro Guimarães.

Conheça outros recordes do programa:

O DNA da Caixa, um banco criado em 1861, para estimular a poupança dos brasileiros, explica parte desse sucesso. A outra parte é fruto do investimento permanente em tecnologia e da grande engenharia social proporcionada pela capilaridade de sua rede de agências, lotéricas e agentes comunitários, do esforço permanente de bancarização e inclusão social, e do empenho de seus milhares de funcionários e parceiros em compreender as necessidade dos brasileiros e criar produtos e serviços para atendê-la. Foi essa combinação de inteligências que permitiu a ação imediata para salvar a família de Joseane de Lima, antes mesmo da pandemia.

Até 2019, a agricultora vivia numa casa precária que alagava sempre que chovia. “A chuva ia caindo dentro das paredes, ia se derretendo e eu tinha que trocar os meninos de lugar”, conta. No dia seguinte, era preciso refazer o que a água tinha levado. Até que um dia, em dezembro de 2018, a parede que derreteu foi justamente onde estavam os ganchos que prendiam as redes de seus 4 filhos.

Joseane foi à Caixa e conseguiu refazer mais que a parede. Hoje, a “casa que derretia” tem “2 quartos, sala grande, cozinha, banheiro e área de serviço”, onde Joseane vive com seus “4 meninos”. Como já constava dos cadastros da Caixa, o auxílio emergencial chegou automaticamente para Joseane.

Essa proximidade e esse conhecimento das necessidades dos brasileiros é fruto de uma tecnologia social, reforçada de forma permanente. A última iniciativa para conhecer nesse sentido é o programa o Caixa Mais, iniciado em janeiro de 2019, com visitas dos executivos do banco aos 4 cantos do Brasil.

O aprendizado trazido por essa ação permite reações rápidas, proposições adequadas às realidades do país, ações acertadas. A experiência da pandemia ensinou que é preciso estar cada vez mais perto, dialogando e procurando entender as necessidades e as vontades dos brasileiros.




Deixe seu comentário