Campo Grande, 25/04/2024 19:55

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 17 jun, 2021

Campo Grande pode baixar vacinação para pessoas de 40 anos


Prefeitura está na expectativa de receber 38 mil doses da Janssen

 

Campo Grande pode baixar vacinação para pessoas de 40 anos (Foto: Prefeitura)

O município aguarda o recebimento de vacinas da Janssen para ampliar a vacinação da população contra a Covid-19. A expectativa é de que a capital receba ao menos 38,4 mil doses do imunizante, para vacinar pessoas de 40 a 49 anos, conforme sinalizado pelo ministro da Saúde, Marcelo Gueiroga, em reunião realizada na última semana com o secretário municipal de Saúde José Mauro Filho.

De acordo com ofício nº 646/2021 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (CGPNI/DEIDT/SVS/MS), datado do dia 9 de junho,  a orientação é para que a remessa de 3 milhões de doses do imunizante adquiridas pelo ministério seja destinada exclusivamente para capitais, dado o quantitativo limitado a ser distribuído e agilidade necessária à execução do total distribuído para evitar vencimento da vacina.

Com a disponibilização das doses, Campo Grande  deve ampliar  ainda mais na vacinação por faixa-etária, considerando que o imunizante é de dose única. Atualmente, o município está vacinando pessoas com 50 anos sem comorbidades e poderia avançar até pessoas com 40 anos. A Capital está entre as cidades do País que mais vacinaram proporcionalmente sua população e é referência em planejamento e eficiência.

O município chegou a 37.09% de toda a população vacinada com a primeira dose, índice superior a média de Mato Grosso do Sul, 36,32%, e Nacional, 25,79%, conforme dados extraídos das plataformas abertas para consulta disponibilizadas à população.  Em relação a segunda dose, a Capital dispara, tendo 15.19% da população imunizada, enquanto a média do Estado é de 13,90% e a Nacional, 11,17%.

Ao todo, 336.077 pessoas foram vacinadas em Campo Grande, sendo que 137.604, já completaram o ciclo vacinal, totalizando 473.681 doses aplicadas.

O número de pessoas que receberam a segunda dose na capital, ou seja, são consideradas completamente imunizadas, é superior a população de 77 municípios do Estado, que possuem menos de 120 mil habitantes. Apenas Dourados, segunda maior cidade do Estado, possui mais de 200 mil habitantes, segundo censo do IBGE.

O bom desempenho é reflexo do planejamento, organização e estratégias adotadas pela Capital desde o início da vacinação emergencial contra a Covid-19, no dia 19 de fevereiro.

Campo Grande estabeleceu mais de 60 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos, incluindo três drives com capacidade de vacinação diária de 2 mil pessoas cada, assegurando maior comodidade à população, e implementou o sistema de identificação prévia para dar mais agilidade no processo. O sistema, inclusive, tem ajudado municípios do interior do Estado a organizar a campanha de vacinação e foi reconhecido nacionalmente como exemplo de boas práticas.




Deixe seu comentário