Campo Grande, 28/03/2024 10:06

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 20 abr, 2021

Castramóvel: primeira ação ocorrerá no próximo final de semana


 

Com intuito de circular pelas regiões com maior vulnerabilidade socioeconômica e ampliar a esterilização de cães, o castramóvel irá realizar sua primeira ação no próximo domingo (25), no Bairro Portal Caiobá. Com medidas de biossegurança e redução do quantitativo de animais a serem atendidos devido à pandemia do novo coronavírus, a ação irá castrar 20 animais. 

“Nossa prioridade são as fêmeas, por isso haverá um número consideravelmente maior de cadelas a serem castradas”, explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Juliana Rezende. 

Ela ainda comenta que, como o objetivo do projeto é atender ao público mais vulnerável e a situação epidemiológica do município em relação à Covid-19 ainda é muito delicada, foi necessário readequar a forma de trabalho. “Por enquanto, contamos com o apoio dos agentes de saúde das unidades, que irão realizar busca ativa por estes animais. Serão castrados os cães de pessoas que possuem baixa renda e cadastro NIS”, conclui. 

A seleção dos cães será feita no decorrer da semana e, no dia da ação, a equipe do CCZ irá até o imóvel para realizar exames clínicos e dar orientações quanto à educação em saúde, reforçando os deveres e responsabilidades do tutor. 

Após a preparação para a cirurgia, o animal será levado pela equipe até o castramóvel, que estará na unidade de saúde da região, de onde o proprietário poderá buscá-lo após três horas. “É importante reforçar que esse animal não poderá voltar para casa andando. É uma recuperação pós cirúrgica como qualquer outra, então, se o tutor não conseguir levar ele no colo, ou em um veículo, até um carrinho daqueles de mão serve para o transporte”, explica a veterinária. 




Deixe seu comentário