Campo Grande, 23/04/2024 18:16

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 10 jun, 2019

Comissão Estadual da Farmácia Básica faz reunião no TCE-MS


A segunda reunião com os integrantes da Comissão Estadual de Farmacêuticos foi no último dia 06 de junho, no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. A auditora estadual de controle externo, Telma Yule (DGM) e o analista, Thiago Lima, trataram com os farmacêuticos assuntos com a finalidade de dirimir pendências e dúvidas de cada item tratado na primeira reunião (17/05), tais como as implementações no sistema Farmácia Básica em cumprimento à resolução nº 45 de 24 de agosto de 2016.
De acordo com Telma Yule, os farmacêuticos que integram a comissão agradeceram o apoio dado pela equipe do TCE-MS. “Ressaltaram o ‘acolhimento’ dado pelo Tribunal de Contas em dar a devida atenção aos anseios e dificuldades dos municípios quanto ao tema da Atenção Básica”.
Outros assuntos foram tratados na reunião, como a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e sistema Hórus do Ministério da Saúde ou web-service para envio dos dados dos medicamentos e insumos financiados pelos Componentes da Assistência Farmacêutica; sobre o cadastro de responsáveis no sistema; o lançamento das notas de compras de medicamentos; o repasse do Estado aos municípios para a compra de medicamentos da Atenção Básica e ainda, a devolutiva das informações prestadas pelos municípios por parte do TCE-MS.
Lembrando que no mês de abril deste ano (2018) foi realizado no auditório da Escoex pelo TCE-MS o encontro técnico ‘De Olho na Saúde’, e na ocasião, o evento teve a presença de farmacêuticos representantes de quase todos os municípios do Estado. (Clique aqui e confira a matéria).
No encontro técnico foi levantada a necessidade da criação de uma comissão composta de farmacêuticos para tratar de questões técnicas de alinhamento de regras do negócio e uso operacional do sistema.
Depois de formada a Comissão de Farmacêuticos, a coordenadora da Assistência Farmacêutica Básica da Secretaria da Saúde do Estado, Nathália da Silva Dantas Pelliccion, agendou a primeira reunião que foi realizada em 17 de maio de 2019 na sala da Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica do Estado de MS.
Participaram da segunda reunião: a auditora estadual de controle externo do TCE-MS e Coordenadora do Projeto De Olho na Saúde – Sistema Farmácia Básica, Telma Yule de Oliveira Zaffanelli; Thiago Lima – responsável pelo desenvolvimento do sistema Farmácia Básica TCE-MS; Nathália da Silva Dantas Pelliccioni – Secretaria de Saúde do Estado de MS e Coordenadora da Assistência Farmacêutica; Márcia Regina Cardeal Gutierrez Saldanha – Secretaria de Saúde do Estado de MS. E, ainda, os farmacêuticos integrantes da Comissão de Farmacêuticos formada para tratar das questões da Assistência Farmacêutica Básica: Tiago Prata (Sidrolândia); Rosilda Aparecida Freitas de Oliveira; Silvani Ribas Ferreira (Coxim); Odair Rosa Junior (SESAU – Campo Grande) e Melissa Brandolis (Dourados).
Por: Olga Mongenot



Deixe seu comentário