Campo Grande, 25/04/2024 06:09

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 20 jan, 2021

Conheça a equipe de secretários do presidente dos EUA, Joe Biden


Gabinete tem 23 membros  –  Maior igualdade de gênero  –  Muitos do governo Obama

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden (ao centro), e a vice Kamala Harris (à dir). Ao fundo, os primeiros indicados pelo democrataReprodução/Twitter @JoeBiden – 24.nov.2020


20.jan.2021 (quarta-feira) – 5h50

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assume a Casa Branca nesta 4ª feira (20.jan.2021). Com a mudança no poder, o gabinete também será renovado. O democrata já indicou seus 23 secretários (equivalente aos ministros no Brasil), mas a maioria ainda precisa da aprovação do Senado.

Entre nomes conhecidos e indicações inclusivas, Biden resgatou muitos nomes do governo de Barack Obama (2009-2017) e apostou na presença feminina. O ex-vice-presidente terá 11 secretárias em seu governo (48% do total do 1º escalão). Serão 12 homens. É a maior presença feminina no gabinete na história. O recorde anterior era de Bill Clinton, que em seu 2º mandato manteve 8 secretárias entre as 22 posições (36%).

O governo Trump, por exemplo, tinha até o ano passado 18 homens e 5 mulheres no gabinete, equivalente a 22%.

Receba a newsletter do Poder360

Os EUA têm 15 departamentos (ministérios) e mais 8 com status de gabinete. Todos esses precisam de aprovação do Senado. Há também as posições de chefe de Gabinete e conselheiro de Segurança Nacional, ambas nomeações diretas. Biden ainda recriou um cargo para o Clima, também sem necessidade de aval do Congresso.

Eis a lista completa de indicados:

GABINETE INTERNO

Os cargos mais importantes formam o grupo conhecido como “gabinete interno”, encabeçado pela vice-presidente Kamala Harris, 1ª mulher e 1ª negra no cargo. Os demais são os 4 secretários das seguintes pastas:

  • Departamento de Estado;
  • Departamento de Tesouro;
  • Departamento de Defesa;
  • Departamento de Justiça.

Os chefes destes 4 “ministérios” são os primeiros, nesta ordem, na linha sucessória à Presidência dos Estados Unidos. Vêm depois do vice-presidente, do presidente da Câmara e do presidente pro-tempore do Senado (que substitui o vice-presidente, que comanda a Casa).

O posto mais importante do gabinete será de Antony Blinken, como secretário de Estado. É quem representa o país no exterior e costuma substituir o presidente nas principais representações internacionais. Blinken foi vice-secretário da pasta de 2015 a 2017.

Também um dos nomes mais conhecidos do governo Biden é o de Janet Yellen, que assumirá o Tesouro, responsável pelas negociações com o Congresso para os pacotes de estímulo à economia em meio à pandemia da covid-19. Yellen será a 1ª mulher no cargo, mesma barreira que ela quebrou ao presidir o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) de 2014 a 2018.

Para a Defesa, um dos departamentos mais cruciais do país, o indicado foi o general aposentado Lloyd Austin, 1º afro-americano na posição de comando do Pentágono. Austin se afastou do Exército há menos de 7 anos, tempo mínimo requisitado para assumir como secretário do Departamento. Não é uma regra.

O secretário de Justiça será o juiz federal Merrick Garland. Atuava na Corte de Apelações de Washington D.C. desde 1997, tribunal que presidiu de 2013 a 2020. Garland ficou conhecido em 2016 quando foi indicado por Obama para a Suprema Corte, depois da morte do juiz Antonin Scalia. O Senado, de maioria republicana, não marcou as audiências. Alegou que o futuro presidente –Trump foi eleito em novembro daquele ano– deveria apontar um juiz para a Corte.

GABINETE EXTERNO

Os demais 19 membros do gabinete formam o círculo externo do presidente. Dentre eles, os 11 que chefiam os departamentos também estão na linha sucessória à Casa Branca.

Uma das indicações inéditas de Biden foi o de Avril Haines, a 1ª mulher a dirigir a Inteligência Nacional. No 2º mandato de Obama, Haines foi vice-diretora da CIA e conselheira-ajunta de Segurança Nacional do então presidente.

Outra quebra de barreira foi a indicação da deputada Deb Haaland. Ela será a 1ª descendente de nativos norte-americanos à comandar o Departamento do Interior, que trata da questão dos imigrantes, entre outros.

O nome mais fresco na memória dos norte-americanos é o de Pete Buttigieg. O ex-prefeito de South Bend (Indiana) foi pré-candidato à Presidência e chegou a liderar as primárias depois do caucus de Iowa, 1º passo da corrida presidencial. Buttigieg poderia ter sido o mais jovem a assumir a Casa Branca e também o 1º homossexual. Depois de sua campanha desidratar, decidiu apoiar Biden. Foi indicado para o Departamento de Transportes.

Também sobrou espaço para o experiente democrata John Kerry, ex-secretário de Estado de Obama, candidato do partido à Casa Branca em 2004 e senador por Massachussets por 28 anos (1985-2013). O político assumirá o futuro cargo de representante especial da Presidência para o Clima –foi intitulado de “czar do clima” pela imprensa norte-americana.

Biden também indicou chefes do Executivo estadual e municipal para o gabinete. A governadora de Rhode Island, Gina Raimondo, assumirá o Departamento de Comércio. O prefeito de Boston, Marty Walsh, vai para o Departamento do Trabalho.

O último indicado foi para o cargo crucial de diretor da CIA (Agência Central de Inteligência), que ficou com o diplomata William Burns. Ele foi vice-secretário de Estado de 2011 a 2014 sob o governo Obama. Também foi embaixador dos EUA na Rússia (2001 a 2005), na gestão do republicano George W. Bush, e na Jordânia (1998-2001), respondendo ao democrata Bill Clinton.

CONTINUAR LENDO



Deixe seu comentário