Campo Grande, 28/03/2024 22:07

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 25 jul, 2019

‘Crítica Literária’: atração de hoje na Academia de Letras


Afinal, para que serve a Crítica Literária? Para responder a essa pergunta e debater sobre o tema, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras recebe a professora e ensaísta Ana Maria Bernardelli para o ‘Chá Acadêmico da ASL’, um dos mais prestigiados programas da Casa que, todos os meses, propõe palestras concisas e interativas aos amantes da literatura em Campo Grande.
Aberto ao público e sem fins lucrativos, o encontro é promovido sempre na última quinta-feira do mês e a próxima edição acontece hoje, 25 de julho, a partir das 19h30, na sede da instituição. Com 47 anos de fundação, a ASL tem a história integrada ao processo de formação cultural da sociedade, defendendo a língua portuguesa e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura estadual e nacional.
Antes da palestra, haverá também uma breve apresentação do cantor e compositor Zé Du, interpretando três canções especialmente selecionadas. Para o secretário-geral, poeta e crítico cultural Rubenio Marcelo, esta edição do ‘Chá Acadêmico da ASL’ será novamente imperdível, “pela relevância da pauta programada, pelo tema que será explorado e pelo perfil da palestrante”. Segundo ele, a Crítica Literária deve se revitalizar sempre, e considera Ana Bernardelli uma das referências contemporâneas nesta área.
Já o presidente da ASL, escritor e publicitário Henrique Alberto de Medeiros Filho, enalteceu a relevância de Maria Bernardelli e destacou a continuidade da programação da Academia. Para Medeiros, “a importância da Crítica Literária e dos estudos críticos de arte no cenário cultural e no processo da memória literária/artística do país fazem parte do processo de discussão da literatura e suas vertentes, por isso é tão relevante abordar esse tema.
Sobre a palestrante – Natural de São Paulo e residente em Campo Grande há 27 anos, Ana Maria Carneiro Bernardelli cursou primeiramente Ciências Sociais na Unesp, antes de apaixonar-se pelo curso de Letras. Graduou-se 1975, e desde então atua como professora especialista em Literatura Brasileira e Portuguesa. Em Campo Grande, trabalhou com os padres salesianos e escolas da rede particular. Há mais de 40 anos, leciona Produção Textual e ensina em cursos preparatórios para concursos públicos e vestibulares.
Bernardelli também é musicista certificada pelo Centro de Artes do Rio de Janeiro e formada em Língua e Literatura Francesa pela Université de Nancy, França. Publicou em 2014 a coletânea de poemas Emoções gota a gotae, em seguida, organizou com o poeta Fábio Gondim: 101 Reinvenções, com poetas de Mato Grosso do Sul, 101 Reinvençõezinhas (poemas infantis), e a Antologia Prosas e segredos da Morena. Publicará este ano uma Antologia de Contos Infantis com a participação de 38 escritores do estado, e o 102 Reinvenções.
Estudiosa da Crítica Literária, assim resume o tema sobre o qual discorrerá: “Será mais uma reflexão do que uma ‘palestra’ propriamente dita. A intenção é que se reflita acerca do caminhar da Crítica Literária ao longo da vida nacional e como o contexto sociocultural tem influência sobre o estilo, ou melhor, modus operandi dos críticos brasileiros e dos inúmeros instrumentos disponíveis para a divulgação literária. E ainda como a literatura é recebida, de modo inovador, por ‘nichos’ do mercado, o que constitui um fenômeno social acima do literário”.
Serviço
Chá Acadêmico da ASL
Dia: 25 de julho
Horário: 19h30
Local: Sede da ASL
Preço: gratuito
Endereço: Rua 14 de Julho, 4653, bairro Altos do São Francisco, Campo Grande
ASSECOM



Deixe seu comentário