Campo Grande, 24/04/2024 22:21

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 22 jun, 2019

Deputado Vendramini presente na Festa de São João em Corumbá


Corumbaense de coração e católico devoto, o deputado estadual Evander Vendramini (PP) está em Corumbá para prestigiar o tradicional Arraial do Banho de São João, festa hoje considerada Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul e presente há muito tempo no município. A festa é uma realização da Prefeitura de Corumbá com apoio da Fundação Estadual de Cultura. O prefeito Marcelo Iunes e a presidente da Fundação, Mara Caseiro, abriram o evento.

Com influência dos vizinhos bolivianos e das religiões de matrizes africanas, o Arraial conta com 100 festeiros cadastrados, que se encarregam da decoração dos andores e dos altares domésticos. São várias atividades que acontecem durante os festejos, como o concurso de andores, pau de sebo, barracas com comidas e artesanatos regionais, quadrilhas juninas e descida dos andores até o Rio Paraguai para serem lavados.

Evander Vendramini elogiou a organização do evento. “As pessoas que foram ao Porto Geral para ver os shows puderam perceber como a nova localização facilitou a visão de todos para o palco, assim como a circulação”, apontou. “Tivemos uma presença maciça de corumbaenses, ladarienses, sul-mato-grossenses e também de muitos bolivianos, o que demonstra a importância da nossa tradição”, afirmou.

O deputado destacou ainda a religiosidade dos festejos. “Participei da Missa de São João na Capelinha da Ladeira Cunha e Cruz. Lá, ficou evidente a organização, a tradição e a religiosidade que a nossa gente tem. Estou muito feliz de estar aqui, porque estou cumprindo o nosso compromisso de trabalhar em Campo Grande pela nossa população e, assim mesmo, estar sempre próximo para ouvir a população e levar as demandas de Corumbá e Ladário”, ressaltou.

Para o parlamentar, a festa também é uma oportunidade de movimentar a economia local. “Vimos muitas barracas de artesanato e de alimentação. Isso estimula e gera renda, pois as pessoas ganham seu dinheiro e ainda mostram para quem não conhecia Corumbá os produtos locais”, ressaltou Evander.

O Arraial do Banho de São João vai até amanhã, 23, data em que se comemora o Dia de São João Batista, quando haverá a elevação do mastro, um dos pontos altos da festa, o tradicional cortejo dos andores e o batismo de São João dentro das águas do Rio Paraguai.




Deixe seu comentário