Campo Grande, 19/04/2024 10:09

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 04 set, 2019

DETRAN reprova 2 a cada 5 candidatos


A primeira habilitação não é tão fácil como muitos dizem por aí. Estatísticas mostram que quase 40% dos candidatos são reprovados na prova do DETRAN.

Isso quer dizer que 40% das pessoas não passam para a segunda fase, que é o exame prático do DETRAN.

Sem a preparação adequada, os candidatos chegam ao dia do exame teórico nervosos, temendo a reprovação.

Os desafios para ser aprovado no exame do DETRAN

A prova teórica do DETRAN é o primeiro passo para conseguir a carteira de motorista.

Nessa etapa, o candidato é submetido a um exame teórico baseado nas aulas do curso teórico.

prova teórica do DETRAN possui 30 questões distribuídas da seguinte maneira:

  • 18 questões sobre legislação de trânsito

  • 5 questões sobre direção defensiva

  • 3 questões referentes à primeiros socorros

  • 2 questões de mecânica básica

  • 2 questões sobre meio ambiente e cidadania

Para ser aprovado, o candidato precisa ter uma taxa de acerto de 70%, o que equivale a acertar 21 questões.

As estatísticas mostram que quase 40% dos candidatos são reprovados na prova teórica de legislação. Esse número revela que boa parte dos candidatos chegam para prestar o exame sem o preparo adequado.

Mesmo com 45 horas/aulas obrigatórias do curso teórico, os candidatos não conseguem absorver o conteúdo. Isso se deve a diversos motivos, sendo a ineficiência da apostila do curso teórico um deles.

Atualmente, o consumo de informação passou a ser predominantemente hipertextual (por meio de links). Isso quer dizer que, com a internet, o cérebro pode traçar diversas possibilidades de aprendizagem, uma vez que o conteúdo que é apresentado para o aluno depende do modo como ele realiza sua navegação na web.

E claro: isso é muito diferente do que acontecia quando estudávamos exclusivamente com o conteúdo de uma enciclopédia impressa, por exemplo.

De acordo com Martha Gabriel, autora do livro Educ@r – A (r)evolução Digital na Educação, uma pessoa “não faz a busca no seu cérebro mais, hoje ela usa o Google”. Esse comportamento mudou o modo como pensamos, o que faz o cérebro trabalhar de uma forma diferente.

Além disso, com a era digital, o aluno assume papel ativo na sua própria educação. A personalização e o poder de se educar passaram para o lado do aluno, segundo Martha Gabriel.

Diante disso, não é difícil perceber que a prática de oferecer uma única apostila para todos os candidatosque estão encarando o processo de habilitação está defasada.

Hoje, estudar e praticar online é a forma mais eficaz para se preparar para a prova teórica do DETRAN.

Com uma apostila online, por exemplo, o aluno navega por todo o conteúdo das aulas de legislação com mais facilidade e encontra respostas para suas dúvidas com mais rapidez, ampliando assim seus conhecimentos sobre os assuntos relacionados à prova.

Sem contar que, com uma plataforma de estudo online, não é necessário mais imprimir apostilas, o que significa menos desperdício de papel.

Pode até parecer pouco, mas cada apostila que deixa de ser impressa representa menos árvores derrubadas, menos água desperdiçada e menos lixo nos aterros espalhados pelo Brasil.

Plataforma online ajuda a obter a carteira de motorista?

AprovaDETRAN é uma plataforma de estudo online para quem está encarando o processo de habilitação do DETRAN e que está revolucionando o setor.

O site oferece tudo que o candidato precisa para passar na prova teórica e no exame de direção:

  • Matéria completa da prova teórica: todo o conteúdo do livrinho da autoescola em formato digital

  • Resumos da prova teórica: resumos de todas as matérias com dicas para não cair nas pegadinhas

  • Simulados da prova teórica: simulados com relatório de desempenho por matéria

  • Manobras do exame de direção: passo a passo ilustrado de todas as manobras do exame de direção, com macetes para não perder pontos de bobeira

Muitos usuários relatam que a plataforma ajuda a passar mais rápido e gastando menos:

“Várias questões que fiz nos simulados aapreceram na minha prova”, revela Gustavo Pinheiro, usuário do AprovaDETRAN.

“O AprovaDETRAN funciona como um mentor do aluno, identificando suas dificuldades e ajudando-o a superá-las. Nosso objetivo é ajudar os candidatos a serem aprovados mais rápido e as autoescolas a aumentar suas taxas de aprovação”, explica Márcio Pinheiro, CEO e Co-Fundador do serviço.

A plataforma foi lançado em 2018 e está ajudando milhões de candidatos a tirar a tão sonhada CNH, em todo o Brasil.

Como usar a plataforma?

O candidato que está prestes a encarar a prova teórica ou o exame de direção do DETRAN pode criar uma conta no AprovaDETRAN.

Na hora de criar sua conta, o usuário poderá escolher entre dois planos:

  • Gratuito

  • Premium (R$ 9,90 por mês)

Veja a diferença entre eles:

O futuro da preparação para o processo de habilitação

Antes de criar o AprovaDETRAN, os fundadores Márcio Pinheiro e Naylon Kessler trabalharam por muitos anos como consultores em Marketing Digital e TI para negócios online, atendendo clientes no Brasil e no exterior.

Eles acreditam que o futuro do aprendizado à distância terá a inteligência artificial como um dos protagonistas, e avançar cada vez mais nessa frente é um dos objetivos estratégicos do AprovaDETRAN:

“Através de avançados recursos de ensino à distância, com foco em inteligência artificial, a plataforma oferece uma experiência de estudo personalizada, respeitando as dificuldades de cada aluno”, complementa Naylon Kessler, Diretor de Tecnologia do AprovaDETRAN.

Atualmente, a plataforma oferece suporte às categoria de habilitação A e B e pode ser acessada pelo usuário via computadores, tablets e smartphones. Para criar sua conta, clique aqui.




Deixe seu comentário