Campo Grande, 24/04/2024 05:59

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 22 maio, 2019

Dourados: Barbosinha comemora cadastro familiar na tarifa social de energia


A ação conjunta sugerida pelo deputado Barbosinha (DEM-MS) no inicio deste ano, unindo forças do Poder Legislativo (através do mandato do parlamentar), da Prefeitura de Dourados e demais entes públicos começa a sair do papel para beneficiar famílias de baixa renda que possuem direito ao desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas não utilizam o benefício.

Desde o início deste ano o deputado Barbosinha tem proposto e sugerido ações, incluindo uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o tema, conversas com entes públicos, Executivos municipal e estadual e Câmaras de Vereadores, com a finalidade de aumentar o alcance da divulgação do direito a Tarifa Social para famílias de baixa renda em todo o estado.

No município de Dourados são 10.143 famílias que poderiam estar cadastradas no sistema da Energisa para obter descontos de até 65%, mas desconhecem ou não possuem acesso e esclarecimento suficiente para usufruir deste direito.

A Prefeitura de Dourados divulgou que promoverá no dia 1° de junho a primeira edição do Mutirão de Cadastramento para a Tarifa Social de Energia Elétrica. A defensora pública, Mariza Gonçalves, tomou conhecimento dos números através do deputado Barbosinha, e acompanha as ações com a Prefeitura para capacitar os funcionários da assistência social com a finalidade de aumentar a quantidade de famílias atendidas.

“Estamos a algum tempo conversando e cobrando uma divulgação intensa com essas 10.143 famílias. É fundamental que se faça essa ação de forma unida, pois só assim podemos incluir todos esses beneficiários no cadastro e reverter economicamente este dinheiro que vai sobrar no orçamento em benfeitorias para a própria família”, lembra Barbosinha.

A ação visa ampliar o acesso ao cadastro, às informações e na identificação das famílias com direito a Tarifa Social. “Muitas pessoas desconhecem que possuem o direito a este desconto e que podem receber o benefício por estar incluída em programas assistenciais do Governo Federal”, explica o deputado.

Em todo o estado a concessionária de energia têm realizado ações informativas e de cadastramento de famílias na Tarifa Social. Ao todo, de acordo com a Energisa, Mato Grosso do Sul tem 292.984 famílias que têm direito a Tarifa Social de Energia Elétrica, das quais apenas 121.497 famílias estão cadastradas para receber o desconto, ou seja, 171. 487 famílias de baixa renda estão deixando de receber o benefício.

Serviço:

A ação promovida pela Prefeitura acontecerá no dia 1° de junho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Energisa, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, das 8h às 16h




Deixe seu comentário