Campo Grande, 28/03/2024 08:48

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 14 fev, 2019

Em breve o decreto sobre rios de Bonito


O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) revelou nesta quarta-feira (13) que o decreto planejado em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul para trazer mais segurança aos rios que passam pela região de Bonito deverá ser editado e publicado nos próximos dias.

Segundo Azambuja, o texto será baseado em estudo feito pela própria Imasul e englobará os rios do Prata, Formoso e Salobra. Sua fala aconteceu durante a entrega de 14 conjuntos de máquinas para a agricultura familiar nesta manhã, em evento ocorrido na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), na MS-080, km 10, saída para Rochedo, região norte de Campo Grande.

“É para uma proteção maior”, disse o governador. “Se tiver uma conciliação ali de que dá para ter produção com sustentabilidade, cuidado com o solo, o próprio governo e o próprio município olharem a questão das rodovias, porque muitas vezes o desaguadouro das águas são as próprias rodovias, é preciso fazer caixa de contenção, mata ciliar, terraceamento, curva de nível, você vai proteger melhor.”

De acordo com o mandatário estadual, o decreto trará “todo um regramento específico para aquela região.”

O CASO

Conhecido por suas águas cristalinas que atraem turistas do mundo inteiro, o Rio de Prata, em Jardim, amanheceu muito diferente em meados de novembro. Ao invés da visão de peixes, plantas e pedras ao fundo do rio, a imagem que tomou conta das águas foi o marrom de muita lama e terra.

Após investigações das autoridades junto dos municípios, a Justiça de Mato Grosso do Sul determinou o bloqueio de até R$ 400 mil dos proprietários das fazendas Rio Grande e Monalisa, suspeitas de provocarem o turveamento das águas cristalinas dos rios.

Rafael Ribeiro – Correio do Estado




Deixe seu comentário