Campo Grande, 25/04/2024 10:24

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos, Política • 03 out, 2019

“Envelhecer: privilégio ou castigo?” (artigo)


“Enquanto tivermos idosos que se queixam de que o envelhecer está sendo algo ruim, não estamos nos preparando como sociedade para o envelhecimento”

Roni Rigon / Agencia RBS
“Estamos preparados para este fenômeno? Infelizmente, ainda não”Roni Rigon / Agencia RBS

A população mundial está envelhecendo e o Brasil é um dos países em que mais rapidamente isto acontece, devido à diminuição abrupta da fecundidade e aumento da longevidade. Logo, em 2025, seremos a 5ª maior população de idosos do mundo.

Estamos preparados para este fenômeno? Infelizmente, ainda não.

Diariamente, atendo pacientes idosos no ambulatório da rede pública de saúde e ouço frases como: doutor, faça alguma coisa, que envelhecer está sendo um castigo… Enquanto tivermos idosos que se queixam de que o envelhecer está sendo algo ruim, não estamos nos preparando como sociedade para o envelhecimento. E, isso, não é problema só na área da saúde.

Assim, com alguns cuidados, tornamos o ambiente e as instituições amigáveis ao idoso, tanto em relação à acessibilidade como à comunicação. Por exemplo, não se esqueça que os idosos são mais lentos e demoram para atravessar a rua assim como muitos têm dificuldades de ouvir e entender as mensagens. E, acima de tudo, respeito ao ser que contribuiu tantos anos para que a nossa sociedade pudesse estar no estágio de desenvolvimento atual.

O meu sonho é que, algum dia, na nossa internação e no nosso ambulatório do Hospital de Clínicas, tenhamos muito poucos idosos, só realmente aqueles que precisem de cuidados de alta complexidade, e que nos digam: doutor, muito obrigado por ajudar a melhorar a minha qualidade de vida, neste finalzinho, com os seus cuidados.  Aí, sim, podemos comemorar, efetivamente, o 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso.

Zero Hora – RS

Por Emílio Moriguchi, chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre




Deixe seu comentário