Campo Grande, 28/03/2024 20:32

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 27 nov, 2019

Felipe Orro é eleito presidente da CPI sobre contas de energia elétrica


O deputado Felipe Orro foi eleito presidente da CPI para investigar o aumento na conta de energia elétrica dos consumidores.

O deputado Felipe Orro (PSDB) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o aumento na conta de energia elétrica dos consumidores sul-mato-grossenses. A escolha foi feita nesta terça-feira (26) durante a primeira reunião do grupo, na qual também foram definidos o vice-presidente e o relator, respectivamente, os deputados Barbosinha (DEM) e Capitão Contar (PSL).

os deputados Barbosinha (DEM) e Capitão Contar (PSL).
Os deputados Capitão Contar (PSL) e deputado Felipe Orro (PSDB)

“Agradeço a missão de presidir esta Comissão, vou me esforçar nesta difícil tarefa. É importante ressaltar que essa é uma CPI da Casa de Leis. Todos os parlamentares têm sua responsabilidade e devem ajudar para que dê certo. Queremos um resultado justo para a população”, disse Orro, após a votação. O presidente também falou sobre o funcionamento da CPI. “Vamos atrás de toda a documentação, requerimentos, convocações e denúncias para apresentarmos nas reuniões e efetivarmos o esclarecimento que a população merece”, frisou.

Presidente da CPI, Orro falou sobre o funcinamento da Comissão

Conforme acordado inicialmente, os integrantes da CPI se reunirão ordinariamente toda quarta-feira, às 14h. Caso seja necessário, os membros também podem convocar reuniões extraordinárias. “Vamos nos dedicar até o último dia dos trabalhos parlamentares deste ano e retomar no próximo ano após o recesso”, disse o presidente, que esclareceu ainda que a contagem do prazo para a conclusão da CPI pode ser interrompido durante recessos parlamentares.

Eleito vice-presidente, Barbosinha reforçou a importância da participação dos deputados nas reuniões da Comissão. “É fundamental que a gente conte com o apoio de todos os parlamentares, pois quanto mais apoio tivermos é melhor. Que outros deputados possam trazer contribuições”, afirmou Barbosinha.

O relator do grupo também falou sobre as expectativas dos trabalhos. “Tenho interesse em compor essa relatoria para conseguirmos averiguar a situação. Quero fazer esse trabalho de uma forma muito séria e trazer para população uma resposta e a CPI é uma ferramenta para isso”, avaliou Capitão Contar. Também estiveram presentes na reunião os deputados Renato Câmara (MDB) e Marçal Filho (PSDB).

Representante do movimento popular “Energia cara, não”, Venício Leite acompanhou a primeira reunião da CPI. “Nós entendemos que o parlamentar deve uma satisfação para o povo e nós, enquanto movimento de cidadania, mobilizamos a sociedade e mostramos a necessidade de esclarecer o que está acontecendo com as contas de energia aqui em Mato Grosso do Sul”, pontuou Leite, que já ocupou a tribuna da Casa de Leis para tratar do assunto. Leia a matéria aqui.

CPI

A instauração da CPI foi oficializada no dia 12 de novembro após requerimento do deputado Felipe Orro, assinado por todos os parlamentares da ALEMS. Os nomes dos membros da CPI foram divulgados por meio do Ato 61/2019, publicado pela Mesa Diretora da Casa de Leis no Diário Oficial do dia 19 de novembro. São titulares da CPI os deputados Capitão Contar e João Henrique (PL), indicados pelo bloco G-10; Renato Câmara e Barbosinha, com indicação do G-9; e Felipe Orro, pelo PSDB. Os suplentes são, respectivamente, Antônio Vaz (Republicanos) e Evander Vendramini (PP), do G-10; Marcio Fernandes (MDB) e Eduardo Rocha (MDB), do G-9; e Marçal Filho, pelo PSDB.




Deixe seu comentário