Campo Grande, 28/03/2024 11:19

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 05 ago, 2019

Há uma OAB no meio do caminho (artigo)


Batem no Bolsonaro, esculhambam o Bolsonaro, querem crucifixar o Bolsonaro por ter dito o que disse , mas ninguém é capaz de observar que a causa da morte e a autoria da morte do pai (Fernando Santa Cruz) do presidente da OAB (Felipe Santa Cruz), neste instante, é um problema menor, adjacente….

O problema central – que é gravíssimo ! – é termos um presidente da Ordem dos Advogados do Brasil com fortes ligações com o PT e que, em consequência, é contra a Lava Jato e defensor das organizações criminosas que infestam o país por leniência e cumplicidade desse partido.

Quem acompanha o desenvolvimento da internet consegue enxergar que a profissão do advogado já está fortemente ameaçada pelas tecnologias de informação. E se essa categoria não agir rápido para eliminar Felipe Santa Cruz da liderança e substituí-lo por um homem – ou uma mulher – mais preparado para o cargo e totalmente apartidário, capaz de cerrar fileiras contra a corrupção interna e externa, a disrupção vai-se acelerar.

É MUITO TEMPO

Três anos de mandato é prazo excessivamente longo para suportar desmandos e conivência com o crime…

Os problemas que a profissão enfrenta nestes dias turbulentos da República já são enormes e passam a exigir a colaboração irrestrita da entidade de classe para resolvê-los…

A corrupção, como bem registrou o historiador Laurentino Gomes, vem lá de trás, do período colonial mas foi nestas duas décadas do novo milênio que ela foi exacerbada, tornando-se sistêmica…

E foi também a contar de 2014 que o país começou a combatê-la com maior disposição e amplitude através da Lava Jato, que nasceu e se fortaleceu em Curitiba, sendo emulada, por enquanto, pelo Rio de Janeiro e Brasília…

Desde então, a sociedade brasileira começou a enfrentar forças poderosas que desejam perpetuar a impunidade e a corrupção.

NOVA CASTA

Perplexa e indignada, a Sociedade Brasileira observa o surgimento de um novo fenômeno: como se fosse uma nova casta de cidadãos acima da lei, movimenta-se pela República uma legião de advogados que se locupleta com fatias gordas do dinheiro rapinado…acumulam fortunas, exibem sinais exteriores de riqueza e a sociedade brasileira está proibida de saber como até presidiários conseguem dinheiro pra pagar levas e mais levas de advogados…

Só para ilustrar: surgiram boatos fortíssimos de que um medalhão da advocacia recebeu nada menos de 60 milhões de reais para preparar um único habeas-corpus em favor do presidiário Luiz Inácio…

LEIS OBSOLETAS

A lei federal que instituiu o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994), o artigo 133 da Constituição de 1988 – “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei” – e ainda o artigo 154 do Código Penal asseguram o sigilo de todos os procedimentos do advogado, inclusive o valor de honorários e a origem e identidade de quem paga.

Diante desse aparato legal, o que pode fazer a OAB ? É simples, se tivéssemos honradez no comando da entidade: dar início a um movimento supra partidário de atualização das leis com o objetivo de evitar que as leis sirvam pra proteger criminosos, corruptos e corruptores.

Os processos que envolvam interesse público têm de ter total transparência e as entidades de classe devem ser as primeiras a alertar a sociedade de que uma lei precisa ser atualizada…

O CRIME COMPENSA

Vejam esse outro caso: logo depois do atentado contra o deputado e candidato a presidente em Juiz de Fora, Jair Messias Bolsonaro, surgiu uma banca de advocacia famosa de Minas Gerais para defender o autor, Adélio Bispo dos Santos, preso em flagrante…

O juiz Bruno Souza Savino, da Terceira Vara Federal de Juiz de Fora, expediu mandados de busca e apreensão contra um dos advogados de Adélio. Pressurosa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais entrou com mandado de segurança junto ao Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região (TRF1) em Brasilia, para que o advogado Zanone Manuel de Oliveira não seja obrigado a informar quem pagou seus honorários para que ele atuasse na defesa de Adélio Bispo de Oliveira.

É de deixar indignados a todos os brasileiros de bem, mas as leis que protegem o advogado protegem também os criminosos.

Ocorrido nos primeiros dias de setembro de 2018, o inquérito sobre o caso poderia ganhar celeridade e ser resolvido em algumas semanas, mas há uma OAB no meio do caminho, no meio do caminho há uma OAB…

Por Dirceu Pio




Deixe seu comentário