Campo Grande, 18/04/2024 20:23

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 06 ago, 2022

Ministério da Saúde homenageia senador Nelsinho Trad


Nelsinho Trad é homenageado pelo Ministério da Saúde (Foto: Divulgação )

No Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (5), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) é homenageado pelo Ministério da Saúde. O governo federal enalteceu a atuação do parlamentar nos esforços pela área e em defesa do SUS (Sistema único de Saúde).

O senador, que é médico urologista e especialista em saúde pública, recebeu a Ordem do Mérito Médico na classe Grande-Oficial.

A condecoração, concedida pelo presidente da República com indicações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi criada em 1950. Os escolhidos são profissionais que prestaram serviços notáveis ao país na área médica.

Nelsinho Trad trabalhou pela aprovação, no Congresso, de projetos como o que permite a licença compulsória de vacinas e insumos de saúde e o que institui a bula digital. Também promoveu debate a respeito da regulamentação da telemedicina e conseguiu, em interlocução com o Ministério da Saúde, a destinação de doses de imunizantes contra a covid que permitiram a vacinação em massa na região de fronteira durante a pandemia.

Defensor do Sistema Único de Saúde, o senador também foi o relator da proposta que garante aos pacientes com suspeita de câncer atendidos pela rede pública o direito à biópsia no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do pedido médico.

“Todos nós gostamos quando a gente tem o trabalho reconhecido e eu estou duplamente feliz e emocionado por esse reconhecimento da minha atuação na área da saúde pública. Sou médico e sempre estive muito atento aos avanços que a medicina e o SUS podem proporcionar à toda a população, e por encontrar, nesta sexta-feira, várias personalidades que tenho como referência pessoal e profissional. Sou muito grato a Deus por me proporcionar esse momento ímpar.”

Com o senador, também foram homenageados o vice-presidente do Conselho Diretor do Incor, Fábio Jatene; a representante no Brasil da Organização Pan-Americana da Saúde, Socorro Gross; a ex-secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo; o urologista e presidente da Academia Nacional de Medicina, Francisco Sampaio; e o cirurgião referência na cardiologia mundial José Pedro da Silva.

O médico Vitor Procópio Trindade, de 27 anos, recebeu a condecoração in memorian na classe cavaleiro. O jovem, que morreu em julho num acidente entre uma ambulância e um caminhão, era filho do jornalista José Maria Trindade.

A data de cinco de agosto remete ainda ao nascimento de Oswaldo Cruz, que atuou para eliminar três epidemias simultâneas: a da peste bubônica, febre amarela e varíola. “o legado deixado por esse sanitarista nos faz refletir sobre a importância da pesquisa e da consciência social tão pertinentes diante dos desafios atuais. Mal conseguimos respirar após a queda nas mortes por covid e já precisamos lidar com a ameaça da varíola dos macacos”, disse Nelsinho Trad.

Em pronunciamento feito na última quarta-feira, o parlamentar alertou sobre a necessidade de medidas que contenham o avanço da doença no Brasil, onde já existem mais de 1700 registros de varíola dos macacos.




Deixe seu comentário