Campo Grande, 28/03/2024 10:34

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 22 fev, 2019

Na Agricultura e no Incra, Reinaldo insiste na regularização fundiária em MS


O governador Reinaldo Azambuja voltou a reivindicar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) celeridade nos processos de regularização fundiária em Mato Grosso do Sul. O assunto foi tratado nesta quinta-feira (21.2) com o vice-ministro de Agricultura da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, e com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), general Jesus Correa.

Nos encontros realizados em Brasília (DF), documento com diagnóstico das áreas rurais do Estado foi apresentado às autoridades do Governo Federal. O estudo, elaborado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), revela como é a ocupação das terras sul-mato-grossenses.

“Pedimos apoio para a regularização fundiária e parceria para investimentos nos assentamentos. Queremos regularidade e titularidade desses assentamentos”, contou o governador, acompanhado do presidente da Famasul, Maurício Saito. No Estado são cerca de 50 mil assentados.

As tratativas com o Mapa tiveram início no mês passado quando Reinaldo Azambuja se reuniu com a ministra Tereza Cristina, em Brasília. “Agora, o presidente do Incra se mostrou sensível aos temas apresentados e às parcerias com nossa Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural [Agraer]”, afirmou o gestor.

Documento com diagnóstico das áreas rurais de MS foi apresentado às autoridades do Governo Federal.

Terras indígenas

Também foram debatidas nos encontros pautas sobre a demarcação de terras indígenas. “Todos estão abertos ao diálogo. Já pedi uma agenda com o conselho de caciques, o setor produtivo e o Governo Federal para podermos avançar nessa política. A solução depende do Governo Federal. Precisamos pacificar o campo para atendermos as duas partes e produzir”, afirmou o governador.

Ainda participou do encontro o secretário Especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos de Mato Grosso do Sul, Pedro Chaves. Na agenda do Incra também esteve presente o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes.

Bruno Chaves – Subsecretaria de Comunicação (Subcom) com informações de Clodoaldo Silva, de Brasília

Fotos: Clodoaldo Silva




Deixe seu comentário