Campo Grande, 18/04/2024 19:44

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 02 jun, 2020

Neno Razuk que ações nas aldeias e mais leitos de UTI pediátricos


O número de indígenas infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) já chega a 76, sendo 74 em Dourados e dois em Caarapó, segundo boletim da Sesai divulgado na segunda-feira (1º). O avanço da doença entre esta população mobilizou o deputado estadual Neno Razuk (PTB) a pedir que o governo do Estado, por meio do secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, apresente um plano concreto e detalhado de combate ao coronavírus nas aldeias.

Além disso, durante a sessão remota desta terça-feira (2), ele apontou o número reduzido de leitos de UTI pediátricos no Estado, para atender os que necessitarem.

“É grande a preocupação com o avanço da doença, por isso é importante que seja apresentado a nós, deputados, um plano concreto e detalhado das ações para conter o avanço nas comunidades indígenas”, disse, lembrando que recentemente cobrou duramente o secretário sobre a questão. Ele pediu o apoio da Casa na cobrança da apresentação deste plano de ações.

Leitos

Outro detalhe apontado pelo deputado se refere ao número de leitos de UTI pediátricos disponíveis para atender os casos de Covid-19.

Atualmente o Estado conta com 10 leitos de UTI pediátricos disponíveis, segundo o Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Coronavírus – Covid-19 do Estado de Mato Grosso do Sul , publicado dia 28 de maio.

Na avaliação do deputado o cenário é preocupante, por conta do crescente número de casos confirmados e a eventual necessidade dos leitos.




Deixe seu comentário