Campo Grande, 29/03/2024 05:34

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 17 ago, 2022

Nova base da Guarda Civil Metropolitana atenderá mais de 100 mil pessoas na região do Bandeira


A manhã de hoje (17) foi marcada pela inauguração da nova base da Guarda Civil Metropolitana na região do Bandeira. A Gerência Operacional vai atender mais de 10 bairros beneficiando aproximadamente 114 mil pessoas. Inaugurada pela prefeita de Campo Grande Adriane Lopes, a unidade terá 32 guardas civis metropolitanos atuando em escala de serviço 24/7, com seis viaturas duas rodas e três viaturas quatro rodas. A solenidade integra o calendário festivo dos 123 anos da Capital.

Em sua fala, a chefe do Executivo Municipal destaca os investimentos em segurança e a dedicação dos servidores. “A base da Guarda vai trazer mais tranquilidade aos moradores dos bairros no entorno, segurança para escolas, praças e todos os equipamentos públicos municipais. E hoje nós podemos dizer que Campo grande é uma das capitais mais seguras do Brasil porque temos investimentos em segurança e tecnologia, vontade política e a valorização dos técnicos e servidores que dão sua contribuição diária”.

O espaço que antes abrigava o antigo Grupo de Pronta Intervenção, que foi para o Parque Ayrton Senna, foi readequado para receber a Base do Bandeira, que ficava nas Moreninhas, conforme explicou o titular da Sesdes Valério Azambuja.

“A mudança era um pedido antigo pelos moradores porque a base das Moreninhas ficava distante e com tempo de deslocamento entre 15 e 20 minutos. E agora a mudança para a Rua Spipe Calarge vai dar mais agilidade aos atendimentos e um espaço maior e melhor para os servidores. Quando o morador ligar no 156 – telefone da GCM – teremos como dar o atendimento mais rápido”, afirmou. O local conta com salas administrativa e de reunião, dormitórios, banheiros, cozinha e refeitório.

A equipe da Guarda é composta por 1.060 servidores e mais 300 devem ser incorporados ao grupo quando finalizarem a última etapa do concurso, que já está na fase do Curso de Formação.

Para integrar os estudantes da Reme ao efetivo da GCM, a professora Tânia Mara Marques Bezerra da Escola Múcio Teixeira Júnior levou a turma do 5º ano para participar da inauguração. “A interação das crianças com os serviços públicos é fundamental. É um momento deles conhecerem os projetos de segurança, cidadania, cuidado com o patrimônio”, comentou a docente, que leciona há 25 anos.

Comunidade

Caminhando na região, a moradora Edicléia Emília da Silva, 47 anos, elogiou a inauguração. “Moro no bairro há 15 anos e acredito que o policiamento vai melhorar a segurança principalmente para os jovens que se exercitam por aqui e também transitam nas saídas das escolas”, conta ela, já pensando na segurança de seus três filhos e três netos.

O empresário José Amabilio dos Santos, 52 anos, também está confiante com a nova base. “O local ficou bom e estratégico porque liga vários bairros facilitando o deslocamento”, disse ele que está há 13 anos no local.

Entre os bairros atendidos na Região Urbana do Bandeira estão Maria Aparecida Pedrossian, Tiradentes, São Lourenço, Vilas Boas, TV Morena, Jardim Paulista, Dr. Albuquerque, Carlota, Rita Vieira, Universitário, Moreninha, incluindo o Corredor Gastronômico da Bom Pastor e o Terminal Rodoviário de Campo Grande.

Equipamentos de rádio comunicação

Para reforçar os atendimentos da GCM, a Prefeitura adquiriu 36 equipamentos de rádio comunicação que vai atender as 7 regiões e melhorar a eficácia na comunicação imediata entre os servidores. A previsão é que os equipamentos sejam entregues a partir de sexta-feira (19).

As diretrizes para uso do equipamento que serão utilizados no serviço operacional e preventivo estão publicadas na edição desta quarta-feira (17) do Diogrande. O objetivo é melhorar a comunicação das Gerências Operacionais e Especializadas com a Central de Controle Operações, bem como viabilizar acesso a ferramentas para consultas, deslocamentos, ciência de incidentes, ordens de urgência e emergências.




Deixe seu comentário