Campo Grande, 19/04/2024 00:17

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 03 abr, 2018

Parlamento Jovem realiza primeira sessão ordinária de 2018


(Foto de Wagner Guimarães)

 

A 6ª edição do Parlamento Jovem em Mato Grosso do Sul realizou sua primeira sessão ordinária durante a tarde desta segunda-feira (2/4) no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa. A reunião dos deputados estudantes teve início às 14h, quando a coordenadora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendramini, e o coordenador pela Secretaria de Educação do Estado, Márcio Aparecido Pinheiro da Silva, explanaram aos jovens a dinâmica das sessões.

“Como já realizamos uma formação com carga horária de 20 horas-aula, viemos apenas para sanar eventuais dúvidas que os novos deputados possam ter sobre  comportamento em uma sessão. É importante que eles tenham consciência de que aqui representam a juventude sul-mato-grossense”, disse Cheila.

“Como novidade para esta legislatura, além do mandato de dois anos, incluímos a participação da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande nas eleições para deputado estudante, permitindo que alunos matriculados desde a 8ª série concorressem ao pleito. Assim, também pudemos incluir uma cláusula no regimento aventando a possibilidade de reeleição dos deputados”, complementou Silva.

Já a sessão teve início efetivamente com o uso da fala pela deputada Natállia Braga durante o pequeno expediente. “Gostaria de falar sobre um projeto de lei que apresentei no sentido de elaborarmos uma política de reeducação social visando maior segurança nos terminais de ônibus”, iniciou a jovem deputada, que mencionou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como instrumento legal de suporte à sua política.

Pelo grande expediente, além de Natállia, que discursou sobre a importância do combate às diversas formas de preconceito que a levaram a desenvolver seu projeto, o deputado Guilherme Santana também fez uso da palavra defendendo o projeto Escola Sem Partido, e do presidente do Parlamento Jovem, Vinícius Serra de Lima Moraes, que fez um alerta para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no mesmo dia da abertura das sessões.




Deixe seu comentário