Campo Grande, 28/03/2024 05:34

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 18 jun, 2019

Projeto de Jamilson Name sancionado pelo governador


O governador Reinaldo Azambuja sancionou nesta segunda-feira uma lei proposta pelo deputado estadual Jamilson Name que promove a divulgação dos direitos das pessoas com câncer (neoplasia maligna).
A Lei 5.357 prevê a afixação de cartazes em unidades de saúde e locais com grande circulação de pessoas, como terminais rodoviários e veículos de transporte coletivo, com os direitos do pacientes com câncer que muitas vezes não são conhecidos.
“Estamos criando condições para que a pessoa que passa por um difícil momento como este, tenha ao seu alcance as informações necessárias que assegurem os seus direitos. E são vários direitos que grande parte da população desconhece”, explica o deputado estadual Jamilson Name.
Entre os direitos da pessoa com câncer está a possibilidade de aposentadoria por invalidez, recebimento de auxílio-doença, quitação de financiamento da casa própria, saque do FGTS e PIS/PASEP, redução de imposto de renda sobre os proventos da aposentadoria, e redução em 60% do valor do IPVA (desde que o proprietário tenha alguma deficiência decorrente da cirurgia ou do tratamento que impeça a utilização do modelo comum), direito à cirurgia plástica reconstrutiva para mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial da mama em decorrência do câncer, além de outros benefícios.
Por: Marcelo Pereira



Deixe seu comentário