Campo Grande, 29/03/2024 06:59

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 05 nov, 2019

READEQUAÇÃO DE ROTATÓRIA DA ZAHRAN COMEÇA NA QUINTA-FEIRA


 

Na próxima quinta-feira (7), será iniciada pela rotatória da Avenida Zahran o reordenamento do trânsito nesta região da cidade, que abrange também a rotatória da Ceará/Joaquim Murtinho, por onde circulam diariamente 68 mil veículos.

Nesta rotatória, a solução para garantir fluidez ao tráfego será a instalação de semáforos, projeto semelhante ao adotado nas rotatórias da Mato Grosso/Nelly Martins e da Interlagos/Gury Marques.

Já a da Ceará/Joaquim Murtinho será substituída por alças de acesso com semáforos.  Nos dois locais, o investimento previsto é de R$ 819.942,12.

Na primeira fase da intervenção, serão retirados trechos do asfalto (onde há muitas ondulações) para em seguida o pavimento ser refeito. Neste período, o trânsito nos dois sentidos será aberto  em meia pista.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) recomenda aos motoristas que evitem passar pelo local, escolhendo rotas alternativas, a serem divulgadas nos próximos dias.  Só haverá interdição total quando a obra exigir, aos finais de semana e feriados.

Paralelamente, já está sendo implantado o projeto de modernização dos semáforos da Avenida Elias Zahran, onde está prevista a implantação de fibra óptica, que vai possibilitar o sincronismo dos equipamentos, com a instalação de novos controladores. Isso permitirá (quando houver uma central de monitoramento na Agetran), o ajuste praticamente online do tempo dos sinais.

A Agetran já começou a fazer o trabalho de instalação de câmeras nos semáforos para a contagem do fluxo de veículos. Este levantamento servirá de base para o ajustamento do tempo de verde e vermelho da Zahran e das ruas transversais.

Terceira intervenção

Desde 2017,  é a terceira intervenção em rotatórias  promovida pela Prefeitura.  Eram locais que registravam congestionamentos até a implantação do projeto de semaforização desenvolvido pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Nesta região onde será feito o reordenamento viário, o volume de tráfego, de 68 mil veículos,  é maior que o registrado nas rotatórias das avenidas Mato Grosso/ Nelly Martins (38 mil veículos/dia ) e da Interlagos com a Gury Marques (44 mil  veículos/dia), que receberam semaforização. Na Ceará/Joaquim Murtinho, com a readequação, não haverá restrição a nenhuma conversão feita atualmente na estrutura com formato de rotatória.

 




Deixe seu comentário