Campo Grande, 23/04/2024 02:02

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 28 jan, 2020

Reforma administrativa pretende acabar com a promoção por tempo de serviço


Apresentação começa em fevereiro – Fim de aposentadoria ‘punição’ – Congressistas não seriam afetados

Tanto o ministro da Economia,Paulo Guedes ,(esq.) quanto o presidente Jair Bolsonaro (dir.) afirmaram que a reforma administrativa será apresentada no início deste ano. Um dos pontos centrais da discussão é a estabilidade do serviço público – foto de Sérgio Lima/Poder360 11.nov.2019

O texto da reforma administrativa irá propor o fim da promoção por tempo de serviço no funcionalismo público. A aposentadoria como “punição” (de forma compulsória devido a alguma infração do servidor) também seria extinta. Em vez disso, o servidor seria desligado sem remuneração. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

As medidas pretendem acabar com as vantagens que inflam os salários dos servidores. O ministério da Economia apurou que 11 Estados gastam mais de 60% da Receita Corrente Líquida com a folha de pagamento, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Juízes, procuradores e congressistas não seriam afetados pelas propostas, caso aprovadas. Apenas o Congresso pode regular mudanças nessas carreiras.

A REFORMA ADMINISTRATIVA

O secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, afirmou que a reforma administrativa será “apresentada em fases”. De acordo com ele, a 1ª parte será enviada por meio de PEC (Proposta de Emenda à Constituição) em fevereiro.

Questões mais controversas, como a mudança de salários de servidores ou fim da estabilidade, não estarão na PEC. Essas mudanças, e outras regras estruturais,  serão propostas posteriormente projeto de lei e projeto de lei complementar e não afetarão servidores atuais.

Fonte – Poder 360




Deixe seu comentário