Campo Grande, 24/04/2024 22:17

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 12 out, 2019

Relator de lei, Fabio Trad vê gastos eleitorais menos desiguais em 2020


 

As novas regras foram aprovadas no Congresso Nacional

e sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL)

  • Deputado federal, Fábio Trad, durante sessão na Câmara Federal (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Deputado federal, Fábio Trad, durante sessão na Câmara Federal (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O deputado federal, Fábio Trad (PSD), que foi relator do projeto sobre limites de gastos de campanha para 2020, disse que as novas regras aprovadas pelo Congresso Nacional e vão tornar o pleito “menos desigual” entre os candidatos do ponto de vista financeiro. As medidas já sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Tentamos um acordo entre as lideranças para um projeto mais amplo, mas não concordaram na definição de um limite (gastos) por município, de acordo com a população, por isso definiu de forma consensual, que será o mesmo valor (2016), corrigido pelo IPCA”, descreveu o parlamentar.

Outra mudança será sobre o “autofinanciamento” de campanha, onde agora o candidato poderá investir do próprio bolso apenas 10% do teto estabelecido. “Antes o candidato poderia, por exemplo, bancar 100% de seus gastos, o que tornava desigual e favorecia quem tinha condições financeiras”, explicou Trad.

Como relator, o deputado ressaltou que as medidas vão “conter” os gastos elevados, e desta forma torna a eleição “menos desigual”, no entanto reconhece que o pleito ainda não fica “igualitário”, já que haverá diferenças entre as despesas dos candidatos. As novas regras foram sancionadas no dia 3 de outubro, portanto estão válidas para o ano que vem.

Por Leonardo Rocha – Campo Grande News




Deixe seu comentário