Campo Grande, 28/03/2024 16:37

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 14 fev, 2019

Riedel: “Com ciência, inovação e tecnologia construiremos um novo Mato Grosso do Sul”


Da esq. para dir.: Marcelo Turine (UFMS), Eduardo Riedel (Segov) e Ildeu Moreira (SBPC)

 

O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, participou nesta quarta-feira (13.2), no auditório da SEDFOR-UFMS, da solenidade de lançamento do maior encontro científico do País que será realizado no período de 21 a 27 de julho deste ano, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Trata-se da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que nesta edição abordará o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

Ao lado do presidente da SBPC, Ildeu Moreira; do reitor da UFMS, Marcelo Turine; do secretário de Saúde de Campo Grande, Marcelo Vilela; parceiros da instituição e demais autoridades, Eduardo Riedel falou sobre a importância para o Estado em receber um evento dessa magnitude.

“É um dia muito importante para Mato Grosso do Sul. Esse trabalho vai coroar todo o empenho, dedicação e esforço de coordenação dos organizadores. A SPBC trará toda a comunidade científica para cá abordando temas com amplitude como bioeconomia e isso, por si só, representa um marco na nossa história”.

Riedel ressaltou que por meio de uma visão estratégica, desde que o governador Reinaldo Azambuja assumiu o primeiro mandato, o Estado vem construindo um ambiente favorável para que ciência e meio ambiente caminhem juntas. “Ambas estão sob o mesmo guarda-chuva e a tecnologia nos ajuda a balizar quando chega o momento de tomarmos decisões. É desta maneira, com ciência, inovação e tecnologia que vamos construir um novo Mato Grosso do Sul”.

Para o reitor da UFMS um fator determinante que vale a pena ser ressaltado, é que esse fórum de debates tem o potencial para despertar o interesse dos estudantes, hoje distantes de trabalhos científicos. “O encontro será gratuito e, de certa forma, já motiva os alunos. Temos que aproximar tecnologia e ciência da sociedade”.

História

As reuniões da SPBC são realizadas anualmente desde 1948. O evento conta com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. A cada ano, o evento é realizado em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. A Programação Científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica).

Alexsandro Nogueira – Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov)

Foto: Emmanuelly Castro 




Deixe seu comentário