Campo Grande, 29/03/2024 03:45

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 18 abr, 2019

Sem perdão, Bolsonaro! (artigo)


Dormi a noite passada com a frase de Enio Mainardi encalacrada na cabeça e confesso que se não fossem os horrores que ela suscita, teria dado boas risadas: “Tem dias que ele, Bolsonaro, deveria trancar a boca com cadeado” – escreveu Enio mencionando a declaração do presidente “…de que poderíamos perdoar o Holocausto, mas não esquecê-lo“….

Gosto e apoio o novo governo e acho mesmo que ele superou todas as minhas expectativas em menos de quatro meses…mas confesso que fico muito constrangido toda vez que o presidente tenta saltar por sobre atrocidades, reduzindo a importância delas…

É minha opinião, mas digo que atrocidade não se perdoa e nem se pode usar qualquer pretexto para justificá-la…toda vez que isso é feito, quebra-se um dos elos do processo civilizatório e a humanidade caminha para trás: é como se disséssemos aos tiranos de todas as épocas – vão em frente, matem, censurem, torturem, estuprem que um dia vocês serão perdoados….

O Holocausto foi feito de pura atrocidade; o governo de Josef Stalin foi feito de muita atrocidade; o regime de Augusto Pinochet foi feito de muita atrocidade…O regime de Nicolás Maduro também é feito de atrocidades…

Houve muitas atrocidades também no regime militar brasileiro e a pergunta que cabe aqui é: qual foi a contribuição efetiva, na repressão à esquerda, da tortura, da censura e das chácaras de extermínio de Atibaia ? Eu mesmo respondo: nenhuma !

Doses massivas de inteligência teriam produzido os mesmos resultados e as Forças Armadas não teriam de carregar esses estigmas …
Por Dirceu Pio 



Deixe seu comentário