Campo Grande, 25/04/2024 16:46

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 12 set, 2020

Trump é indicado ao Nobel da Paz


Nomeação veio de norueguês – Já havia o indicado em 2018 – Resultado sai em outubro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2020. A nomeação veio do parlamentar norueguês Christian Tybring-Gjedde, do Partido do Progresso (FrP), de extrema direita. Gjedde revelou a indicação nesta 4ª feira (9.set.2020), em entrevista à emissora Fox News. Ele já havia indicado Trump em 2018.

Neste ano, o norueguês indicou Trump pela participação do norte-americano no acordo de paz entre Israel e Emirados Árabes Unidos, que estabeleceu relações diplomáticas entre os 2 países.

Em 2018, a nomeação foi pelo encontro do presidente dos EUA com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e a tentativa de promover a reconciliação entre a Coreias do Sul e do Norte. No mesmo ano, o Partido Republicano, de Trump, também o indicou por essa razão.

Trump agradeceu a indicação em sua conta no Twitter. No passado, o presidente norte-americano criticou a premiação. “Eu poderia receber o Prêmio Nobel da Paz por muitas coisas se eles o concedessem honestamente, mas não é o caso”, disse em setembro de 2019.

Já receberam 1 Nobel da Paz 21 norte-americanos. Entre eles, 4 presidentes dos EUA. O último foi o ex-presidente democrata Barack Obama.

Em 2020, foram indicadas 318 pessoas ou entidades a uma das categorias do Prêmio Nobel. O resultado da premiação será divulgado em outubro. Para indicar alguém a uma categoria, é necessário ser uma personalidade, como vencedores de Nobel, chefes de Estado, integrantes de governos ou professores universitários.

A comissão do prêmio aceita qualquer indicação, mas aguarda 50 anos para revelar a lista de candidatos. Aqueles que fizeram indicação, no entanto, podem revelar sua sugestão de candidato.

Fonte – Poder 360




Deixe seu comentário