Campo Grande, 25/04/2024 13:04

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 17 maio, 2019

UPA VET na capital: Deputado Jamilson quer implantação urgente


O deputado estadual Jamilson Name apresentou uma Indicação na Assembleia Legislativa solicitando prazo para instalação total da Unidade de Pronto Atendimento Veterinária – UPA-Vet em Campo Grande. A medida foi tomada diante da redução do número de atendimentos realizados pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Conforme informações apresentadas ao gabinete parlamentar por protetores e pessoas que levam seus animais de estimação para atendimento no Hospital Veterinário, o número de vagas diárias foi reduzido nos últimos meses. Porém, com o contingenciamento de recursos anunciado pelo governo federal, a população poderá ter cada vez menos oportunidade de atendimento gratuito para os pets.
Não bastasse a situação ser preocupante, setores do Hospital Veterinário podem deixar de funcionar nos próximos meses em razão do corte de recursos. A situação foi anunciada pelo reitor da UFMS, Marcelo Turine, durante audiência pública. “No Hospital Veterinário tem sessões que vão finalizar porque não vão ter pessoas (técnicos) responsáveis pelo setor. Se a pessoa quiser trabalhar será com um alinhamento voluntário. Não vai ganhar uma diferença salarial porque a gente não tem autonomia nenhuma para fazer isso”, declarou o reitor.
O deputado Jamilson Name ressalta que a população pode deixar de ter o atendimento gratuito e de qualidade na Capital, de pequenas consultas a procedimentos cirúrgicos realizados em animais pela UFMS. Por esse motivo, apresentou a solicitação direcionada à administração municipal para a implantação plena da UPA-Vet o mais rápido possível. “A demanda pela saúde animal é muito grande na Capital. E, para a população de baixa renda e protetores de animais, o acesso aos serviços pagos é muito caro. Então solicitamos a compreensão da equipe da Secretaria de Saúde para que o município possa disponibilizar todos os serviços da UPA-Vet com urgência”, destaca o deputado estadual Jamilson Name.
Na semana passada, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, declarou que a UPA-Vet foi inaugurada em março para os serviços de castração. Mas, para ampliar os serviços previstos pelo projeto, como atendimento de urgência, emergência, medicações e cirurgias, são necessários recursos financeiros. Uma alternativa apontada pelo deputado Jamilson Name é a celebração de parcerias e convênio com o Governo do Estado.
Por: Marcelo Pereira – assessor de imprensa do gabinete



Deixe seu comentário