Campo Grande, 18/04/2024 21:53

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos, Política • 23 ago, 2019

Velho mundo, velha hipocrisia ( artigo)


“Diz o roto ao nu: porque não te vestes tu?” – provérbio popular…

Os incêndios na Amazônia voltam a assombrar os países europeus e fazem tanto alarde que acham mesmo que as labaredas queimam neste instante a única chance de sobrevivência de seus povos…

Pura hipocrisia ! Por maiores que sejam os incêndios, nenhum deles vai conseguir superar aquele, criminosamente provocado, ainda em 1973, por uma empresa que é considerada uma antiga joia da coroa da rainha Ângela Merkel – a Volkswagen….

Foi tão grande e tão destrutivo que até os satélites, numa época que ainda não dispunham de tecnologias para monitorar com maior precisão a superfície da terra, produziram imagens que assombraram o mundo de verdade…

E sabem qual foi a motivação da Volks para incendiar nada menos de 70 mil hectares no sul do Pará ? Criação de gado ou a formação ali do maior complexo alimentar do mundo, com a produção do que era chamado de “gado do futuro”….

A meta de produzir 56 mil cabeças de gado nunca foi atingida….Dez anos depois do assassinato da floresta, foram criadas apenas 27,5 mil cabeças de gado. O projeto dava prejuízo, embora 75% dos investimentos foram financiados  pelo governo brasileiro por incentivos fiscais.

Em 1986, a Volkswagen colocou a fazenda à venda por 80 milhões de dólares. Em dezembro, a empresa decidiu vendê-la por 20 milhões de dólares à família Matsubara – imigrantes japoneses do Paraná que plantavam algodão e criavam gado.
Os Matsubara, porém, não arcaram com todos os pagamentos e a Volks acabou ficando com a hipoteca da área. Somente em 1997, a montadora conseguiu se livrar completamente da fazenda, que foi leiloada e adquirida por empresários brasileiros. Atualmente, a região é palco de violentos conflitos agrários.

CHUMBO GROSSO CONTRA A VERDADE

Nesta terceira semana de agosto de 2019, o presidente Jair Bolsonaro levantou uma hipótese absolutamente pertinente: de que os incêndios amazônicos são provocados por Ongs que tiveram seus interesses contrariados por seu governo …
A hipótese é pertinente sim: a pecuária que sempre foi a razão dos incêndios amazônicos atenuou muito a pressão sobre a floresta na medida em que, com o desenvolvimento das técnicas de confinamento de bois, a pecuária extensiva começa a devolver suas terras à agricultura nas várias regiões do país…

Fora isso, segundo relatou o jornalista Sergio Garsshagen, o Earth Observatory, site oficial da agência espacial norte-americana Nasa, divulgou imagens de satélite que mostram queimadas no Brasil, informando que o fenômeno é tradicional, nesta época do ano, e que estão abaixo da média de queimadas dos últimos 15 anos.

A informação da Nasa desmente notícias divulgadas no Brasil, ilustradas pelas fotos do Earth Observatory, como se os sinais de fumaça registrados pelo satélite denunciassem que a Amazônia estaria “em chamas”.

Por Dirceu Pio 

Continue lendo 




Deixe seu comentário