Campo Grande, 23/04/2024 05:24

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 01 abr, 2021

Voltswagen, boimate… Relembre 7 grandes pegadinhas de 1º de Abril


O Dia da Mentira já teve trotes memoráveis na imprensa mundial, alguns que já foram levados a sério demais

                                    (Foto: Abril Jones/Wikimedia Commons)

A notícia correu o mundo todo nesta semana. A filial da Volkswagen nos EUA iria mudar de nome para Voltswagen. A medida seria uma tentativa de sinalizar a entrada da montadora no segmento dos carros elétricos, priorizando energia limpa e… não passava de uma mentira. Centenas de veículos pelo mundo publicaram a história, que foi confirmada por executivos da empresa, mas que era apenas uma pegadinha de 1º de Abril que vazou dias antes.

Notícias falsas/engraçadas são uma tradição muito forte em 1º de abril em todo o mundo. A emissora britânica BBC é uma das maiores especialistas em criar esse tipo de factoide na imprensa mundial. Um dos mais famosos foi uma matéria veiculada no primeiro dia de abril de 1957, que falava sobre a “colheita de espaguete” na fronteira entre a Itália e a Suíça, que teria sido “antecipada por conta do bom tempo”. A televisão era uma novidade e muita gente acreditou.

Em 1º de abril de 1998, diversos veículos norte-americanos veicularam que a Câmara Legislativa do estado do Alabama (EUA) havia aprovado uma lei que mudava o valor da constante matemática pi (3,14159265…) para apenas 3. A notícia, claro, era uma pegadinha, mas tinha um fundo de verdade. Em 1897, a Câmara do estado de Indiana tinha tentado aprovar um projeto real que arredondava pi para 3,2.

A Torre Eiffel de mudança? Foi o que o jornal Le Parisien publicou em 1º de abril de 1986, afirmando que o principal símbolo de Paris seria desmontado e levado para a Euro Disney, uma viagem de quase 60km. O terreno onde fica o monumento, no centro da cidade, seria convertido em um estádio olímpico.

Outro trote da BBC aconteceu em 1980, quando a emissora anunciou que o Big Ben, o relógio do Parlamento britânico, seria convertido em digital. A rádio chegou a dizer que os ponteiros seriam doados para a primeira pessoa que ligasse. No caso, foi um marinheiro japonês que ligou do alto-mar e ficou sem o prêmio.

Em 1º de abril de 1974, um veterano da Segunda Guerra Mundial conhecido como Porky Bickar, cometeu um dos maiores trotes da história no Monte Edgecumbe, um vulcão adormecido (desde 2.200 a.C) no Alasca (EUA). Ele sobrevoou a cratera, jogou pneus velhos lá dentro e depois ateou fogo. Tudo para simular uma erupção vulcânica. Ele até hoje é lembrado na cidadezinha de Sitka.

Um caso célebre na imprensa brasileira aconteceu por conta de um trote em 1º de abril de 1983 publicado na revista New Scientist. Uma famosa revista brasileira publicou, na edição de 27 de abril, uma matéria séria sobre um suposto experimento científico da Universidade de Hamburgo em que dois cientistas teriam conseguido combinar células de tomate com células de boi, gerando o que foi chamado de “boimate”. O caso é citado até hoje em cursos de jornalismo.

Fonte: R7




Deixe seu comentário