Campo Grande, 28/03/2024 13:28

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 25 jan, 2018

Lula tem passaporte apreendido e está impedido de deixar o Brasil


Decisão ocorre após pedido do Ministério Público Federal do DF, que investiga eventuais crimes na aquisição por parte do Brasil de aviões fabricados na Suécia

© Paulo Whitaker / Reuters

NOTÍCIAS AO MINUTO

Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na quarta-feira (24), o ex-presidente Lula está impedido de deixar o país. A decisão, segundo o jornal Folha de S. Paulo, partiu do juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal de Brasília.

Lula viajaria na sexta-feira (26) a Etiópia para participar de evento que discutirá a fome no mundo, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O retorno está marcado para a segunda-feira (29).

+ ‘Se eles me condenaram, me dêem pelo menos o apartamento’ diz Lula

Ainda na quinta-feira, o advogado Carlos Alexandre Klomfahs, cidadão sem relação com os processos enfrentados pelo ex-presidente, protocolou requerimento ao TRF-4 pedindo a tomada do passaporte do petista – na visão dele existe o risco de o petista deixar o Brasil para requerer asilo político em outro país.

A tomada do passaporte, no entanto, nada teria a ver com o caso do triplex, que gerou a condenação no TRFG-4. Mas, sim, com um pedido do Ministério Público Federal do DF, que investiga eventuais crimes na aquisição por parte do Brasil de aviões caças fabricados na Suécia.




Deixe seu comentário