Campo Grande, 12/04/2024 17:22

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 20 mar, 2024

HOJE – Dia internacional da felicidade


(Por Aliesh Costa, psicóloga e CEO da Carpediem RH) – 

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estes dados alertam para a necessidade de olharmos com máximo carinho e atenção para a plenitude da saúde da nossa mente.

Em primeiro lugar, devemos saber que qualquer pessoa pode passar por períodos de angústia mental. Afinal, ao longo da vida, enfrentamos diversos tipos de situações, que podem ser boas ou ruins. Portanto, é normal que, além de momentos de felicidade, também tenhamos momentos de tristeza, raiva e frustração.

Nesse contexto, é sempre fundamental respeitarmos quem está em situação de sofrimento. Vale lembrar que julgamentos e falas preconceituosas não ajudam e, inclusive, atrapalham. Nós podemos auxiliar a pessoa querida com a busca de ajuda profissional e nosso apoio, especialmente com a prática da escuta ativa, ouvindo ao outro com máxima atenção e abordagem humanizada, sempre com a empatia e o acolhimento permeando o processo.

Uma vez que é do interesse de todos, é sempre bom falarmos em práticas que visam a conquista de uma boa saúde mental. E não se trata de algo complexo. Na realidade, existem estratégias que estão ao nosso alcance, em nossas rotinas, e têm impactos super positivos para o equilíbrio da mente. Compartilho, a seguir, seis delas:

1) Tenha uma alimentação saudável. Priorizar uma dieta equilibrada no dia a dia, com variedade de legumes, frutas e vegetais, faz bem para o organismo como um todo e isso inclui nossa mente. Afinal, uma alimentação nutritiva e balanceada melhora nossas funções cognitivas, cerebrais e emocionais, aumenta os níveis de energia e estimula o bom funcionamento da memória, além de ajudar no controle das emoções.

2) Pratique atividade física. Não é segredo que fazer exercícios regularmente traz diversos benefícios para o organismo, como melhorias na saúde cardiovascular, um sono de maior qualidade e, sobretudo, a prevenção de diversas doenças. Mas sabia que os exercícios são grandes aliados da saúde mental? Isso porque eles liberam no cérebro as endorfinas, que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade e são neuromediadores ligados à gênese do prazer e bem-estar. Eles são também altamente eficazes no combate ao stress e ansiedade e ainda contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

3) Cultive amizades. Quem nunca precisou de um ombro amigo para desabafar sobre problemas ou comemorar as conquistas? É da natureza do ser humano viver em sociedade e ser integrado a um grupo, por isso manter um círculo de amigos é fundamental para a boa saúde da mente. Cultivar boas amizades aumenta nosso senso de pertencimento e propósito, eleva os sentimentos de felicidade, reduz o estresse e melhora nossa autoconfiança e autoestima. É sempre muito bom estar perto das pessoas que amamos e nos fazem bem, mesmo que virtualmente!

4) Faça terapia. Ao contrário do que se pensa, não é preciso esperar pelo surgimento de transtornos para procurar o auxílio de um psicólogo. A terapia possibilita uma oportunidade única de autoconhecimento, onde conseguimos compreender melhor nossas emoções, padrões de pensamento e comportamentos. Por meio dessa consciência, torna-se possível identificar aspectos que precisam ser aprimorados ou transformados, em uma busca pela melhoria contínua. Além disso, o terapeuta pode nos ajudar a encontrar um propósito na vida e estabelecer metas e objetivo, além de trabalhar com foco no desenvolvimento de habilidades para lidarmos com os desafios da vida.

5) Tire um tempo para você. Em meio às obrigações diárias, é essencial fazer uma pausa para respirar. Descanse e reserve um tempo do seu dia para desfrutar de algo que lhe dê prazer: assistir a uma série, dar uma volta, ler um livro, dançar, sair para tomar um café com um amigo. Essas pausas trazem diversos benefícios para a saúde, como a redução do estresse, ansiedade e depressão e, ainda, melhoram o nosso humor ao longo dia.

6) Priorize ter um sono de qualidade. O sono é um dos momentos mais importantes do dia. Ele serve como uma espécie de alimento para o organismo, pois repõe as energias, revigora corpo e mente e nos deixa prontos para o dia seguinte. Quando pensamos na saúde mental, vale destacar que o sono ajuda na regulação do humor e na manutenção do equilíbrio emocional e, portanto, sua falta pode aumentar a irritabilidade e  impulsividade das pessoas, deixando-as mais impacientes e mal-humoradas. Esses efeitos negativos da privação de sono podem afetar relacionamentos e diminuir a qualidade de vida. Vale lembrar que a  recomendação geral é dormir de sete a oito horas por noite.

Sobre a Carpediem RH: sob o comando da CEO Aliesh Costa e do CFO Marcelo Farias, a Carpediem é uma das maiores empresas de RH do país. Em seu DNA, está o atendimento altamente humanizado, baseado nos pilares da empatia e acolhimento, para transformar vidas através do trabalho. Há treze anos a consultoria oferece as melhores soluções em RH, sendo pioneira no processo 100% digital, além de atuar diretamente na área de desenvolvimento humano e profissional. A empresa tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Guarulhos. Em 2023, foi a grande vencedora da categoria “Consultoria de RH” do tradicional prêmio Top of Mind de RH. No mesmo ano, conquistou a certificação Great Place to Work®, concedida pela consultoria global GPTW, referência na avaliação das melhores empresas para se trabalhar em todo o mundo. Entre os principais serviços oferecidos estão recrutamento e seleção; gestão de colaboradores temporários, terceirizados, intermitentes e CLT (efetivos); pesquisa de clima e diagnóstico organizacional; avaliação psicológica e de desempenho; processo de integração; desenvolvimento de plano de cargos e salários; recrutamento e seleção de pessoas com deficiência (PCD’s); desenvolvimento e implementação de programas de diversidade e inclusão (D&I); treinamentos nas áreas de carreiras e empreendedorismo; executive search; coaching; hunting e implantação de Recursos Humanos. Saiba mais em: https://www.carpediemconsultoria.com/ Instagram: @consultoriacarpediem.




Deixe seu comentário